Identidade Profissional de Futuros Professores de Matemática:
panorâmica das dissertações e teses brasileiras de 2013-2022
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.1-26Resumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar como a Identidade Profissional Docente (IPD) de futuros professores de matemática (FPM) vem sendo abordada nos diferentes contextos formativos discutida em pesquisas brasileiras (Dissertações e teses) e quais contribuições são evidenciadas para a formação inicial. Para isso fizemos uma revisão da literatura do tipo estado do conhecimento dos últimos 10 anos (2013 a 2022) disponíveis na Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações (BDTD) e no catálogo de teses e dissertações da CAPES que discutem acerca da identidade profissional docente do futuro professor de matemática. Essas pesquisas mostram uma grande variedade de abordagens teóricas, objetivos e resultados, dentre os quais foram associados aos seus contextos de investigação, a saber: IPD de futuros professores de matemática no contexto do Estágio Supervisionado; IPD de futuros professores de matemática no contexto do PIBID; IPD de futuros professores de matemática no contexto do Programa de Residência Pedagógica (PRP); IPD de futuros professores de matemática no contexto da educação a distância e IDP de futuros professores de matemática em outros contextos. A partir do estudo realizado, considera-se que a IPD de futuros professores de matemática se apresenta como um campo de investigação promissor para área de formação inicial de futuros professores de matemática.
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