Conceitos Matemáticos presentes em pesquisas brasileiras inspiradas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.378-395Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um mapeamento realizado em produções científicas publicadas no Brasil no período de 2013 a 2022, com o objetivo de mapear os conceitos matemáticos presentes em teses, dissertações e artigos científicos, com ênfase na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e no contexto da Educação Básica. Foram utilizados os seguintes repositórios para o levantamento das produções científicas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Portal de Periódicos da Capes. A busca foi realizada utilizando a palavra-chave “Representação Semiótica”, inicialmente identificando 942 trabalhos. Após a aplicação de critérios de refinamento, seleção e exclusão, foram selecionadas 24 teses, 89 dissertações e 43 artigos científicos para análise. Para sistematizar os dados utilizou-se o software IRaMuTeQ, que processou o corpus dos resumos das produções selecionadas. A Análise de Similitude dos dados permitiu a visualização da coocorrência de conceitos matemáticos no corpus. Por meio do gráfico Nuvem de Palavras, a análise lexical destacou termos como representação, registro, aluno, semiótica, ensino, aprendizagem, matemática, matemático, professor, ensino médio e ensino fundamental, evidenciando a ênfase desses estudos na área da educação matemática. Os resultados obtidos nos trabalhos analisados revelam que os conceitos matemáticos mais abordados foram: função, gráfico, geometria, números racionais e frações. As pesquisas selecionadas demonstram o interesse e engajamento acadêmico na TRRS, destacando sua aplicabilidade na compreensão e no ensino de conceitos matemáticos.
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