O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue
um relato de experiência em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470Resumo
Este texto apresenta uma perspectiva de como uma atividade sobre função exponencial preparada no GeoGebra pode ser trabalhada em paralelo ao assunto progressão geométrica para superação das lacunas e defasagens em matemática, decorrentes de aulas não presenciais em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Tal atividade buscou fazer os alunos explorarem a representação de um mesmo objeto matemático nos registros de: língua natural, algébrico, numérico e gráfico. Analisamos as respostas armazenadas na plataforma Grupos do GeoGebra on-line a partir da perspectiva da Teoria de Registros de Representações Semióticas de Duval. Verificamos a dificuldade de os alunos transitarem de um registro para o outro, em especial na conversão das representações e a necessidade de estimular e orientar a recomposição das aprendizagens.
Downloads
Referências
CARIUS, A. C.; ROSA, T. L. C. P. da. A escola fechou. E agora? Discutindo as práticas pedagógicas em Matemática em tempos de COVID-19. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 143-162, 2021.
DUVAL, R.; THADEU, M. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012.
DUVAL, R.; THADEU, M. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 11, n. 2, p. 1-78, 2016.
GOULART, J. S. S.; FARIAS, L. M. S.; GOULART, C. Algumas reflexões sobre os impactos sofridos pelos sistemas didáticos em tempos de pandemia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 163-175, 2021.
SOUZA, J.; GARCIA, J. Contato matemática. São Paulo: FTD, v. 3, 2016.
ROLIM, R. C. Impactos do ensino tradicional durante a retomada das aulas presenciais. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar, v. 3, n. 4, p. e341363-e341363, 2022.
UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/reports/where-are-we-education-recovery. Acesso em: 09 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.