O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue

um relato de experiência em Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Resumo

Este texto apresenta uma perspectiva de como uma atividade sobre função exponencial preparada no GeoGebra pode ser trabalhada em paralelo ao assunto progressão geométrica para superação das lacunas e defasagens em matemática, decorrentes de aulas não presenciais em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. Tal atividade buscou fazer os alunos explorarem a representação de um mesmo objeto matemático nos registros de: língua natural, algébrico, numérico e gráfico. Analisamos as respostas armazenadas na plataforma Grupos do GeoGebra on-line a partir da perspectiva da Teoria de Registros de Representações Semióticas de Duval. Verificamos a dificuldade de os alunos transitarem de um registro para o outro, em especial na conversão das representações e a necessidade de estimular e orientar a recomposição das aprendizagens.

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Biografia do Autor

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Doutorando em Educação: linha de Educação Matemática pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/FAED. Possui mestrado em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Matemática e Tecnologias - PPGECMT da UDESC/CCT, Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Participa do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática.

Luciane Mulazani dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina - UESC

Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) - Departamento de Pedagogia. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Matemática. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UDESC, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC na área de concentração Ensino de Matemática. Professora do curso de Pedagogia. Licenciada em Matemática pela UFPR, mestra e doutora em Educação - linha de Educação Matemática - pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática: Formação de Professores que ensinam matemática, Tecnologia, Filosofia, História e Cultura. Membro do Grupo de Pesquisa NEPESTEEM - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática; Líder do Grupo de Pesquisa OPE - Observatório de Práticas Escolares. Editora-chefe do periódico BOEM (Boletim online de Educação Matemática) e Editora Associada da Revista Linhas. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia e do Colegiado do PPGE.

Referências

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Publicado

09-05-2024

Como Citar

Lima, J. M., & Mulazani dos Santos, L. (2024). O papel da Educação Matemática na abordagem da propagação da Dengue: um relato de experiência em Santa Catarina. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 450–470. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.450-470

Edição

Seção

Relatos de Experiência