Formação e Docência sob o olhar de egressos de um curso de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.27-46Resumo
Estudos realizados com egressos do Ensino Superior representam um importante instrumento de avaliação de um curso, pois fornecem informações para o redimensionamento das ações previstas no Projeto Pedagógico, permitindo, ainda, avaliar o grau de inserção da instituição acadêmica na sociedade. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender aspectos estruturais e formativos do curso de Licenciatura em Matemática, a partir das percepções de seus egressos, concluintes desde a primeira turma. De forma específica, buscou-se conhecer o perfil socioeconômico dos estudantes que concluíram o curso, as dificuldades encontradas no percurso acadêmico, as dimensões da formação pedagógica e específica e as oportunidades advindas da formação obtida. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, com objetivo explicativo, cuja produção de dados se deu a partir de um relatório da Divisão de Apoio Acadêmico da instituição e de um questionário eletrônico enviado a todos os egressos do curso, turmas formadas entre 2009 a 2021. O estudo permitiu compreender as motivações para a realização do curso de Matemática, o perfil dos egressos, os obstáculos no processo formativo e de inserção na profissão, bem como os interesses e expectativas em relação à carreira docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Paranaense de Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.