RELAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DO PROFESSOR E DO SEU LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÚLTIPLOS CONCEITOS DAS FRAÇÕES
Resumo
Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar a relação do
professor ao saber a partir da análise das suas praxeologias e daquelas disponibilizadas no livro
didático para ensinar frações. Os registros do trabalho docente foram realizados por meio de vídeogravação e entrevista semiestruturada. Fundamentamos esse estudo na Teoria Antropológica do
Didático (TAD). Conforme os elementos pesquisados, a metodologia se constitui numa abordagem
qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva para o contexto do professor e bibliográfica em
relação ao livro didático. Os resultados revelam que o professor alterou o currículo proposto. No
conjunto praxeológico, o professor organizou rotineiramente os Tipos e subtipos de tarefas com suas
técnicas de crescente complexidade. Verificou-se que o professor priorizou a algoritmização em
detrimento da conceituação, o que acarretou o não ensino de alguns significados importantes. O Tipo
de tarefa T2 com 27% das tarefas do livro didático e 33% das tarefas propostas pelo professor foi o
modelo dominante para ambos. O professor utilizou quase que totalmente as técnicas propostas no
livro didático.
Palavras-chave: Ensino de frações. Praxeologias do professor. Livro didático.
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