RELAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DO PROFESSOR E DO SEU LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÚLTIPLOS CONCEITOS DAS FRAÇÕES

Autores

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar a relação do
professor ao saber a partir da análise das suas praxeologias e daquelas disponibilizadas no livro
didático para ensinar frações. Os registros do trabalho docente foram realizados por meio de vídeogravação e entrevista semiestruturada. Fundamentamos esse estudo na Teoria Antropológica do
Didático (TAD). Conforme os elementos pesquisados, a metodologia se constitui numa abordagem
qualitativa, tipificada em exploratória e descritiva para o contexto do professor e bibliográfica em
relação ao livro didático. Os resultados revelam que o professor alterou o currículo proposto. No
conjunto praxeológico, o professor organizou rotineiramente os Tipos e subtipos de tarefas com suas
técnicas de crescente complexidade. Verificou-se que o professor priorizou a algoritmização em
detrimento da conceituação, o que acarretou o não ensino de alguns significados importantes. O Tipo
de tarefa T2 com 27% das tarefas do livro didático e 33% das tarefas propostas pelo professor foi o
modelo dominante para ambos. O professor utilizou quase que totalmente as técnicas propostas no
livro didático.

Palavras-chave: Ensino de frações. Praxeologias do professor. Livro didático.

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Biografia do Autor

Roberto Nogueira de Sousa Lopes, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Secretaria de Educação de Pernambuco – Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPE.

https://orcid.org/0000-0002-1809-7854 – rnogueira7@yahoo.com.br

Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE/CAA

Universidade Federal de Pernambuco – Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática.

https://orcid.org/0000-0001-6032-9367 – edelweisb@yahoo.com.br

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de fev. 2022.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Lopes, R. N. de S. ., & Barbosa, E. J. T. (2022). RELAÇÕES PRAXEOLÓGICAS DO PROFESSOR E DO SEU LIVRO DIDÁTICO: IMPLICAÇÕES NA TRANSPOSIÇÃO DOS MÚLTIPLOS CONCEITOS DAS FRAÇÕES . Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 363–388. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5179

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática