TRAÇOS DOS EQUIPAMENTOS PRAXEOLÓGICOS DE ALGUNS ESTUDANTES A PARTIR DE REPRESENTAÇÕES GEOMÉTRICAS NAS RESOLUÇÕES DE UMA TAREFA
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa envolvendo a representação de pontos em
um sistema de coordenadas cartesianas no espaço euclidiano tridimensional à luz da Teoria
Antropológica do Didático – TAD. A escolha da questão ocorreu após a correção de uma das avaliações
de Geometria Analítica, pertencente à grade curricular do Curso de Licenciatura em Matemática de uma
Universidade Brasileira. A partir de distintos esboços ostensivos, foi possível promover inferências
acerca dos equipamentos praxeológicos de alguns estudantes por meio das variações apresentadas
enquanto soluções. Como via metodológica, optou-se por uma análise praxeológica, a qual viabilizou
mapear as técnicas, tecnologias e teorias evocadas no processo representacional. Os resultados apontam
para a emergência de um olhar mais atento para o trânsito entre representações no plano e espaço.
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