COVID-19 E PLATAFORMAS DE STREAMING: INTERVENÇÕES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
Resumo
Este texto tem por objetivo relatar o planejamento, o desenvolvimento e os resultados obtidos em intervenções sobre tratamento da informação e Covid-19 realizadas no Ensino Médio. Foram ações conduzidas por residentes do Programa Residência Pedagógica, sob supervisão do professor preceptor, em encontros remotos síncronos junto a um questionário disponibilizado aos estudantes via Google Forms. Teve como proposta discutir as transformações sociais causadas pela pandemia da Covid-19 explorando a utilização das plataformas de streaming ao analisar gráficos e reportagens por meio da Educação Matemática Crítica proposta por Ole Skovsmose. Os resultados mostraram que os estudantes se engajaram nas discussões coletivas e refletiram sobre temas socialmente relevantes, no papel de leitores e escritores do mundo por meio da matemática. Essa experiência ampliou os horizontes dos futuros educadores matemáticos, constatando que as práticas pedagógicas em aulas de matemática também podem ser palco de discussões e reflexões sobre situações para além da matemática escolar.
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Referências
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