UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET

Autores

Resumo

Resultados de pesquisas têm evidenciado que estudantes, mesmo os que já completaram os
Anos Iniciais, apresentam dificuldades em resolver problemas de estruturas aditivas mais complexas.
Essa dificuldade também é relatada por docentes, principalmente os que trabalham nesta etapa escolar
e que apresentam seus depoimentos em cursos de formação continuada, particularmente depois de
observarem que desde o 1º ano do Ensino Fundamental, a Base Nacional Curricular Comum, BNCC,
apresenta habilidades nas quais o estudante deve “resolver e elaborar problemas”. Tal situação se
agravou com a necessidade de preparar aulas para ensino remoto. Muitos passaram a consultar a internet
na busca por apoio teórico e didático. O objetivo desse texto é apresentar o estudo decorrente da análise
de situações-problema presentes em livros didáticos disponibilizados gratuitamente pela internet. Nosso
caminho teórico-metodológico está embasado nos referenciais teóricos de campo conceitual aditivo de
Vergnaud e de ambientes de aprendizagem investigativa e crítica de Skovsmose. Os resultados da nossa
análise apontam caminhos diversificados para a reelaboração de problemas do campo aditivo, a fim de
orientar professor e aluno a desenvolver cenários de investigação em sala de aula. Esse estudo concluiu
que tal encaminhamento traz uma dimensão crítica e significativa para a prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Silene Pereira Madalena, INES/UFRJ

Doutora em Psicologia com Estágio Pós-doutoral no Instituto de Matemática- UFRJ. Mestrado e Graduação em Fonoaudiologia. Professora com Especialização em Educação Infantil e Educação Especial, Especialista em Psicopedagogia na Educação. Atuou por 40 anos com alunos surdos e ouvintes, da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, e na formação continuada de professores destes mesmos segmentos, com foco no ensino de Matemática para estudantes surdos. Atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/ Ensino de Matemática para alunos com deficiência visual e alunos surdos/UFRJ.

Ana Maria Carneiro Abrahão, UNIRIO/UFRJ

Doutora em Educação, bacharel, licenciada e mestre em Matemática; professora dos anos iniciais, EF e Médio por mais de 20 anos. Foi coordenadora dos Polos Ciências-Matemática pela diretoria de ensino da SMERJ, supervisora pela 7ª CRE/SMERJ, professora do CFP do ISERJ e do CCH/DID/Unirio. Atualmente é coordenadora de disciplina pelo CEDERJ/CECIERJ, colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ, membro do GT1/SBEM, líder do grupo de pesquisas EDMAT/Unirio  https://edmatunirio.wordpress.com e do canal EDMAT https://www.youtube.com/channel/UCo4QjmkymcnNFyrZFhT5llw

 

Silvia Andrade da Costa Arantes, UFRJ

Especialista em Gestão Escolar pela UNINTER, licenciada em Matemática pela Universidade Castelo Branco e Pedagogia Federações de Escolas Faculdades Integradas Simonsen; professora dos anos iniciais, EF e Médio há 13 anos. Foi Analista de Ensino pelo SENAI/CETIQT - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, membro do SBEM, atualmente é colaboradora do Projeto Fundão/Anos Iniciais/UFRJ e do EDMAT/Unirio.

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Publicado

14-09-2022

Como Citar

Madalena, S. P., Abrahão, A. M. C., Arantes, S. A. da C., & Silva, L. A. da. (2022). UMA VISÃO CRÍTICA DE PROBLEMAS DO CAMPO CONCEITUAL ADITIVO PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(25), 459–483. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5153

Edição

Seção

Número Temático: Didática da Matemática