UM OLHAR TEÓRICO-METODOLÓGICO SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA
Resumo
A pandemia da Covid-19 descortinou uma série de questões intrínsecas em relação ao cenário
da educação. Neste artigo, apresentamos as questões que se referem à avaliação de aprendizagem.
Discutimos estas questões a partir de um olhar teórico-metodológico à luz dos constructos teóricos da
Teoria Antropológica do Didático e da dimensão epistemológica do conceito de avaliação. Diante destas
reflexões, análises e discussões, propomos um modelo de avaliação. Em um processo de investigação
da viabilidade deste modelo avaliativo, atestamos o mesmo em uma fase de experimentação em um
curso de licenciatura e bacharelado em Química da Universidade Tecnológica Federal de Paraná,
campus Pato Branco. Os resultados desta experimentação apresentaram elementos que viabilizam a
continuidade da nossa investigação, como por exemplo, o estreitamento da relação aluno-professorsaber durante a fase de experimentação, bem como a necessidade de estudo e pesquisa de forma a
otimizar o tempo de aplicação.
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