AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • jheferson Feitosa de Sousa Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)
  • Jose Milton Lopes Pinheiro Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Resumo

Este trabalho visa compreender: como a Educação Matemática, no âmbito das temáticas que a constitui, se direciona reflexivamente aos idosos? Para tanto, realiza-se um levantamento bibliográfico que legou vinte e oito textos, junto aos quais realiza-se uma análise fenomenológica. Tal análise permitiu constituir três ideias nucleares a partir das quais pode-se tecer compreensões sobre o interrogado, quais sejam: a educação matemática de idosos sob perspectiva da inclusão; práticas pedagógicas voltadas ao ensino de idosos; o olhar ao idoso a partir da Etnomatemática. A articulação sobre cada Ideia Nuclear possibilitou destacar aqueles que a investigação mostrou como olhares da Educação Matemática ao público idoso, dentre eles, o olhar da Modelagem Matemática, da Educação Financeira, da formação de professores de Matemática, das tecnologias da informação e da comunicação, da Etnomatemática, das práticas pedagógicas e atividades de Ensino e da inclusão social. Constata-se a ausência do olhar da Filosofia da Educação Matemática, este que pode à posteriori ser direcionado pelos autores deste texto, ou por pesquisadores que o leem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, V. H. A Modelagem Matemática e a educação financeira: contribuições para vida cotidiana das pessoas da terceira idade. Revista de professores que ensinam matemática, v. 1, n. 1, p. 1-11, 2018.

ALMEIDA, G. R.; SILVA, A. J. A Matemática pelo Prisma da Etnomatemática na Educação de Jovens adultos e Idosos. Revista Multidebates, v.4, n.4, p. 29-41, 2020.

ARGENTIN, F.F.; LIMA, L.M.G. Os exercícios lógico-matemáticos e os relatos memoriais de idosos em um espaço de Educação. Revista de Ciências da Educação, v. 46, p. 135-159, 2020.

BASSANEZI, R.C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Ed. Contexto. 2002.

BARBARIZ, T. A. M. A constituição do conhecimento matemático em um curso de matemática à distância. 2017. 452p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

CACHIONI, M.; TODARO, M. A.; Política Nacional do Idoso: reflexão acerca das intenções direcionadas à educação formal. In: ALCÂNTARA, A. O.; CAMARANO, A. A.; GIACOMIN, K. C. (Org.). Política Nacional do Idoso: velhas e novas questões. 1 ed. Rio de Janeiro: IPEA, 2016. p. 175-198.

CARMO, J. S.; Fundamentos psicológicos da educação. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2012.

CAVALCANTE, M.; MANGUEIRA, R.; LIMA, S.; SILVA, F. Psicoestimulação na Educação Matemática: Possibilidades na Educação de Jovens, Adultos e Idosos. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.

CINTRA, V. P. Trabalho com projetos na formação inicial de professores de matemática na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 137p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014.

D’AMBROSIO, U. Ação Pedagógica e Etnomatemática como Marcos Conceituais para o Ensino de Matemática. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org). Educação Matemática. São Paulo: Moraes, 1994.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: uma introdução à filosofia fenomenológica. Trad. Diogo Falcão Ferrer. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

JULIO, R. S.; SILVA, G. H. G. Educação Matemática, inclusão social e pessoas idosas: uma análise do projeto Conversas Matemáticas no âmbito do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa. Educação Matemática em Revista, v. 24, n. 64, p. 52-70, 2019.

LIMA, L. F. D. Conversas sobre matemática com pessoas idosas viabilizadas por uma ação de extensão universitária. 2015. 186 p. Tese (doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2015.

LIMA, L. F.; PENTEADO, M. G.; SILVA, G. H. G. Há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender: como e por que educação matemática na terceira idade?. Bolema, v. 33, p. 1331-1356, 2019.

LOPES, R. A.; SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Uma Experiência com Pessoas Idosas por Meio dos Poliminós e de Tecnologias Digitais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 5., 2020, Anais... SBC, 2020.

MANGUEIRA; R.T. S. Matemática no cotidiano de pessoas idosas (PIs): memórias, saberes e práticas. 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.

MANGUEIRA, R. T. S.; CAVALCANTE, M. T. M. A População Idosa e a Educação Matemática na EJAI: uma análise quanti-qualitativa e etnográfica. In: Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, 4., 2015, Campina Grande. Anais... Campina Grande, 2015.

MANGUEIRA, R. T. S.; SANTIAGO, Z. M. A. Matemática e memória escolar: saberes lembrados e significados por educandos idosos (as). In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.

PALACIOS, J. O desenvolvimento após a adolescência. In COLL,C., PALACIOS, J. e MARCHESI, A. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Tradução de Marcos A. G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, v.1, 1995.

PANTANO, T; ZORZI, J.L. (Org) Neurociência Aplicada a Aprendizagem. Periódicos Eletrônicos em Psicologia. São José dos Campos: São Paulo, v. 19, n. 18, p. 161-189, 2011.

PAPALIA, D. E.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Trad. Cristina Monteiro Mauro de Campos Silva. 12 ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

PINHEIRO, J. M. L et al. Escola e Aulas de Matemática: ambiente de ser o que se é ou do ser o que está? Acta Scientiae, Curitiba, v. 19, n. 2, p. 193-210, 2017.

PINHEIRO, J.M.L; ARAUJO, J. S.; ALVES, M.A. As produções financeiras em diferentes espaços socioculturais: pensando uma Educação Etnofinanceira. EM TEIA - Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 12, n. 2, p. 1 - 27, 2021.

PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V. A. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 1 ed. São Paulo: Summus, 2006. p. 31-73.

SCAGION, M. P. Representações sociais de pessoas idosas sobre matemática. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

SCORALICK-LEMPKE, N. N.; BARBOSA, A. J. G.; Educação e envelhecimento: contribuições da perspectiva Life-Span. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, n.1, p. 647-655, 2013.

SILVA, G. H. G.; JULIO, R. S. Macroinclusões e microinclusões de pessoas idosas em um contexto da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, p. 628- 648, 2018.

SILVA, G. R. B.; POMPOU, C. C. Um estudo sobre a formação inicial dos professores de matemática a partir das contribuições de uma experiência na educação de idoso. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 236-261, 2020.

SILVA, R. R.; IWABE-MARCHESE, C. Uso da realidade virtual na reabilitação motora de uma criança com Paralisia Cerebral Atáxica: estudo de caso. Fisioterapia Pesquisa, São Paulo. v.22, n. 1, p. 97-102. 2015.

SOUZA, P. S.; FALCÃO, J. T. R.; LEAL, M. C. C.; MARINO, J. G.; Avaliação do desempenho cognitive em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 31, 2019.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Sousa, jheferson F. de, & Pinheiro, J. M. L. (2022). AS PESSOAS IDOSAS SOB PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Paranaense De Educação Matemática, 11(26), 402–421. Recuperado de https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/5138

Edição

Seção

Artigos Científicos