Vídeo Comparando Bonecas do MathLibras

criação e aplicação de uma sequência didática com crianças surdas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2026.15.36.10305

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar cinco atividades aplicadas da sequência didática Bonecas, com crianças da Educação Infantil, sobre o vídeo V35 – Comparando Bonecas, vinculado ao projeto MathLibras. Esse projeto, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, em Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS), tem como foco a produção de vídeos em língua brasileira de sinais, isto é, Libras, para ensinar matemática para crianças surdas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Utilizando uma abordagem qualitativa, este estudo, caracterizado como um experimento de ensino, aplicou uma sequência didática baseada em um vídeo do MathLibras em uma turma de pré-escola da Escola Especial de Educação Bilíngue Professor Alfredo Dub, parceira do projeto. Foram realizados dois encontros, em outubro de 2024, e os dados foram produzidos e coletados a partir de filmagens, das fotos, das produções das crianças e do diário de campo da pesquisadora. A análise revela que são importantes os momentos de interação e diálogo entre as crianças, de forma a construírem seus conhecimentos matemáticos. Com relação às atividades, foi possível perceber que os alunos estão em fase de construção do conceito de comparação, pois conseguiram comparar as cores – conceito de que mostraram domínio –, porém tiveram mais dificuldade no reconhecimento das letras. Além disso, eles apresentam instabilidade em relação à contagem, indicando que o processo está em andamento. Conclui-se que são importantes a produção e a utilização de materiais em Libras para o ensino da matemática, explorando, de forma visual, elementos do cotidiano do aluno, como, neste caso, as bonecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).  Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem; em Educação – ênfase na Educação de Surdos; e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado, ambas pela UFPel.  Licenciada em Matemática pela UFPel. Entre 2024-2025, realiza estágio Pós-Doutoral em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPG). Acadêmica do curso de Letras-Libras e Literatura Surda pela UFPel. Professora Associada da UFPel. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEMAT/UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa “GEEMAI – Grupo de Estudo em Educação Matemática com ênfase nos Anos Iniciais”. Coordenadora da Projeto MathLibras (Site: https://wp.ufpel.edu.br/mathlibras e Canal: https://www.youtube.com/@mathlibras6223).    

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, campus Curitiba. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Licenciado em Matemática (UENP) e Pedagogia (UEM). Atualmente é líder do grupo EduTec.Utf: Grupo de Pesquisa em Práticas e Políticas Educacionais na perspectiva da Educação Tecnológica e vice-líder do Grupo de Docências, Formação e Educação Matemática - GDFEM. Além disso, realizou estágio Pós-Doutoral em Educação (PPGE/UEPG). Participa como membro do GT01 e da Comissão Nacional Editorial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Atualmente, ainda, é Editor-Chefe da Revista Transmutare e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET/UTFPR), aprovado pela CAPES em 2024. Além do PPGET, atua como professor nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT).

Referências

ARROIO, Richard dos Santos; PEREIRA, André Luiz Martins; PINTO, Gisela Maria da Fonseca; ESQUINCALHA, Agnaldo da Conceição. Ensino de matemática para o aluno surdo: revendo concepções e construindo paradigmas. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 248-269, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6031. Acesso em: 9 jan. 2025.

BOALER, Jo; MUNSON, Jen; WILLIAMS, Cathy. Mentalidades matemáticas na Educação Infantil. Porto Alegre: Penso, 2024.

BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: diferentes vozes em uma investigação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BORGES, Fábio Alexandre. A educação inclusiva para surdos: uma análise do saber matemático intermediado pelo intérprete de Libras. 2013. 260 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2013.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 9 jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Lei Nº 14.191, de 3 de agosto de 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/l14191.htm. Acesso e: 9 jan. 2025.

BRETTAS, Kátia Parreira. A inclusão matemática de um aluno surdo na rede municipal de Juiz de Fora mediada por um professor colaborativo surdo de Libras atuando em bidocência. 2015. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, 2015.

BUENO, Rosenilda Rocha. Ensino de matemática para alunos surdos. Curitiba: Appris, 2021.

CARDOSO, Pablo Ricardo. Programa etnomatemática e estudos surdos: interlocuções na educação estatística de alunos surdos em uma escola pública inclusiva. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.

COLAÇO, Gisele Adriana de Mello. Uma sequência didática com materiais manipulativos no ensino da matemática para alunos surdos no Ensino Fundamental fase I. 2018. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, PR, 2018.

COUTINHO, Maria Dolores Martins da Cunha; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Educação matemática, surdez e letramentos: o processo de ensinar e aprender matemática mediado por duas línguas em contato. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 33–55, 2020. DOI: 10.33871/22385800.2016.5.9.33-55. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6040. Acesso em: 9 jan. 2025.

CUNHA, Aline Vieira da; MONTOITO, Rafael. Baú da vovó: processos mentais para a aprendizagem do conceito de número. Curitiba, PR: CRV, 2021.

D’AZEVEDO, Rodolpho Pinheiro. Terminologia da matemática em Língua de Sinais Brasileira: proposta de glossário bilíngue libras-português. 2019. 322 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2019.

DICIO. Dicionário Online de Português. Comparar. 2025. Disponível em: https://www.dicio.com.br/comparar/. Acesso em: 20 jan. 2025.

FERRARI, Ana Carolina Machado. Atuação do tradutor intérprete de Libras na aprendizagem matemática de surdos no Ensino Fundamental. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2014.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Autor 1 et al. 2023.

LEMOS, Adriana Muniz da Silva. A matemática e o aluno surdo: uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2021.

LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MOURA, Amanda Queiroz. Educação matemática e crianças surdas: explorando possibilidades em um cenário para investigação. 2015. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 3. ed., 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

OLIVEIRA, Adriele Cabral de; QUINTANILHA, Jéssica Alves; CARREIRO, Leandro Sopeletto; RIBEIRO, Cristiaine Silva. Área de figuras planas: contribuições e desafios do ensino inclusivo a alunos surdos utilizando tecnologias digitais. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 522-544, 2021. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6281. Acesso em: 9 jan. 2025.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos et al. Creches: crianças, faz de conta & cia. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

PROENÇA, Maria Alice de Rezende. A rotina como âncora do cotidiano na educação infantil. Revista Pátio Educação Infantil, ano II, n. 4, p. 13-15, abr./jul., 2004.

RAMOS, Luzia Faraco. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: Ática, 2009.

RIBEIRO, Melissa Novack Oliveira. Potencialidades do uso do vídeo “Soma 3” do Projeto MathLibras para o ensino de matemática para crianças surdas, a partir da percepção de duas professoras. 2022. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, 2022.

RODRIGUES, Sílvia Adriana; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Intencionalidade da ação educativa na educação infantil: a importância da organização do tempo e do espaço das atividades. Nuances: estudos sobre Educação, 2007, vol. 14, no 15.

SANTOS, Lijecson Souza dos. Ensino de Geometria: Construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, 2018.

SCHMITT, Maria Adélia Bento; SILVA, Viviane Clotilde de. A construção do conceito de números a alfabetização matemática. Blumenau, SC: Edifurb, 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Site. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/. Acesso em: 7 jan. 2025.

STADLER, Pâmella de Carvalho. Como ensinar no YouTube?: Guia para produção de vídeos educativos. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2021.

VIANA, Flávia Roldan; BARRETO, Marcília Chagas. O ensino de matemática para alunos com surdez: desafios docentes, aprendizagens discentes. Curitiba: CRV, 2014.

VIEIRA, Tayna da Silva. A inclusão de estudantes surdos nas aulas de Matemática do Ensino Superior. 2023. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZANQUETTA, Maria Emília Melo Tamanini; NOGUEIRA, Clélia Maria Ignatius. Uma investigação com alunos surdos do ensino fundamental: o cálculo mental em questão. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 6, n. 10, p. 61-89, 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/6054. Acesso em: 9 jan. 2025.

Downloads

Publicado

20-05-2026

Como Citar

Philipsen Grutzmann, T., & Pereira de Moraes, J. C. (2026). Vídeo Comparando Bonecas do MathLibras: criação e aplicação de uma sequência didática com crianças surdas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 15(36), 01–23. https://doi.org/10.33871/rpem.2026.15.36.10305

Edição

Seção

Artigos Científicos