ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO SURDO: REVENDO CONCEPÇÕES E CONSTRUINDO PARADIGMAS

Autores

  • Richard dos Santos Arroio Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • André Luiz Martins Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Gisela Maria da Fonseca Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.248-269

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato da experiência com a implementação de algumas atividades matemáticas diferenciadas em uma escola pública para alunos surdos, no Estado do Rio de Janeiro, nos dois anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho realizado pela escola e as características gerais de seu público são apresentados e, em seguida, discute-se sobre o ensino de Matemática para alunos surdos. O percurso metodológico escolhido para as aulas é apresentado e sua implementação discutida, elencando os pontos positivos e negativos na exploração de conteúdos
matemáticos. Por fim, a importância da visualidade e do uso de recursos dinâmicos é apontada como algo positivo no ensino de Matemática para alunos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-11-2020

Como Citar

Arroio, R. dos S., Pereira, A. L. M., Pinto, G. M. da F., & Esquincalha, A. da C. (2020). ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO SURDO: REVENDO CONCEPÇÕES E CONSTRUINDO PARADIGMAS. Revista Paranaense De Educação Matemática, 5(9), 248–269. https://doi.org/10.33871/22385800.2016.5.9.248-269

Edição

Seção

Relatos de Experiência