Uso de recursos didáticos na Educação Matemática com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais

uma revisão sistemática (2014-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10247

Palavras-chave:

Revisão sistemática de literatura; Recursos didáticos; Conceitos matemáticos; Educação Matemática; Educação Infantil e anos iniciais.

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga o uso de recursos didáticos na Educação Matemática. A investigação se orienta pela seguinte questão de pesquisa: o que revelam as pesquisas sobre a relação entre os recursos didáticos e a construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la, objetivamos analisar, na literatura nacional, as formas de uso dos recursos didáticos, suas finalidades, os momentos de aplicação e as compreensões apresentadas sobre sua relação com a elaboração e construção de conceitos matemáticos junto a crianças desses segmentos. Com abordagem qualitativa, o procedimento metodológico adotado foi a revisão sistemática de literatura, com recolha de dados nas bases de acomodação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os principais resultados revelaram: escassez de pesquisas acerca da temática; lacunas quanto ao público contemplado; pouca relação entre o uso de recursos didáticos e a construção de conceitos; além de uso restrito desses recursos em atividades avaliativas e de consolidação. Esses achados indicam um possível alinhamento a modelos tradicionais que negligenciam ou desconhecem as potencialidades dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados justificam a necessidade de investigar a formação inicial docente a fim de compreender como preparar professores para a utilização eficaz e intencional desses recursos – para além da manipulação física –, favorecendo práticas pedagógicas mais equitativas e alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Matemática.

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Biografia do Autor

Meire Nadja Meira de Souza, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Educação Matemática (EDUMAT).É mestra em Educação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Possui Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional, pela UCB (2005) e Licenciatura em Pedagogia pela UnB (2004). É professora do Ensino Fundamental I da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atuando principalmente na alfabetização de crianças nos anos iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em coordenação, gestão, alfabetização e letramento e formação docente. É pesquisadora do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM, atuando há sete anos com formação inicial de professores e licenciandos do curso de Pedagogia. Compôs a diretoria da SBEM/DF (Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal) no período de 2020 a 2023. Atuou como colaboradora em processo de desenvolvimento de projeto de avaliação em larga escala do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) no período de 2021 a 2023.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Vencedor do grande Prêmio Anual de Educação em Direitos Humanos da UnB Mireya Suarez, da Secretaria de Direitos Humanos da Universidade de Brasília SDH/UnB (2023), na categoria Ensino Superior. Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

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Publicado

31-08-2025

Como Citar

Meira de Souza, M. N., & Moreira, G. E. (2025). Uso de recursos didáticos na Educação Matemática com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais: uma revisão sistemática (2014-2023). Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(34), 01–25. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10247

Edição

Seção

Artigos Científicos