Uso de recursos didáticos na Educação Matemática com crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais
uma revisão sistemática (2014-2023)
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.34.10247Palavras-chave:
Revisão sistemática de literatura; Recursos didáticos; Conceitos matemáticos; Educação Matemática; Educação Infantil e anos iniciais.Resumo
Este estudo é parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que investiga o uso de recursos didáticos na Educação Matemática. A investigação se orienta pela seguinte questão de pesquisa: o que revelam as pesquisas sobre a relação entre os recursos didáticos e a construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Para respondê-la, objetivamos analisar, na literatura nacional, as formas de uso dos recursos didáticos, suas finalidades, os momentos de aplicação e as compreensões apresentadas sobre sua relação com a elaboração e construção de conceitos matemáticos junto a crianças desses segmentos. Com abordagem qualitativa, o procedimento metodológico adotado foi a revisão sistemática de literatura, com recolha de dados nas bases de acomodação da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Os principais resultados revelaram: escassez de pesquisas acerca da temática; lacunas quanto ao público contemplado; pouca relação entre o uso de recursos didáticos e a construção de conceitos; além de uso restrito desses recursos em atividades avaliativas e de consolidação. Esses achados indicam um possível alinhamento a modelos tradicionais que negligenciam ou desconhecem as potencialidades dos recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados justificam a necessidade de investigar a formação inicial docente a fim de compreender como preparar professores para a utilização eficaz e intencional desses recursos – para além da manipulação física –, favorecendo práticas pedagógicas mais equitativas e alinhadas às demandas contemporâneas da Educação Matemática.
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