Da contagem de camelos à inclusão

o ensino de matemática através da contação de histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9488

Resumo

A contação de história tem sido muito utilizada como prática pedagógica em diversas disciplinas e componentes curriculares. O estímulo à imaginação, o desenvolvimento da oralidade e da escrita, o encantamento pela aula, a interação coletiva e, ainda, a contribuição para o desenvolvimento da criticidade, são algumas contribuições da contação de história. Em matemática, não deve ser diferente uma vez que a leitura e interpretação são imprescindíveis para a compreensão de informações matemáticas, como na resolução de problemas, por exemplo. É uma oportunidade de trabalhar e desenvolver atributos relacionados às dimensões afetivas, cognitivas, psicológicas e sociais. Assim, este artigo tem como objetivo caracterizar a contação de histórias como um recurso didático-matemático, utilizando a história contada no capítulo III do livro o Homem que Calculava, escrito por Júlio César de Mello e Souza, o Malba Tahan. Nessa perspectiva, relatamos as contribuições do autor para a educação brasileira, em especial para a Educação Matemática Inclusiva. Inicialmente, trazemos um recorte com suas principais obras e trajetória acadêmica. A pesquisa é do tipo qualitativa, utilizando como metodologia o estudo de caso. Analisamos a contação de histórias como uma ferramenta didática no processo de ensino de matemática com estudantes com deficiência intelectual matriculados nos Anos Finais de Ensino Fundamental da educação básica. Os resultados apontaram que os estudantes demonstraram um entusiasmo crescente e mantiveram alta concentração durante esse estudo, o que resultou na realização eficaz das atividades propostas ao longo da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Ferreira de Paiva, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 4 ed., São Paulo: Pioneira, 2004.

AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. Revista de Educação & Matemática, n. 3, p. 26-27, 1979.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: SEEP; 2008.

BIANCHINI, G.; DULLIUS, M. M.; GERHARDT, T. Jogos no Ensino de Matemática “Quais as possíveis contribuições do uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem da matemática?” Revista Destaques Acadêmicos, CETEC/UNIVATES, Ano 2, n. 4, 2010.

CORREIA, L. M. Inclusão e necessidades educativas especiais: Um guia para educadores e professores. Porto: Porto Editora, 2008.

COSTA, L. S. Malba Tahan e a revista al-karismi: diálogos e possibilidades interdisciplinares com a história da educação matemática no ensino fundamental. 2015. 112 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

FARIA, J. C. de. A Prática Educativa de Júlio César de Mello e Souza Malba Tahan: um olhar a partir da concepção de Interdisciplinaridade de Ivani Fazenda. 2004. 286 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2004.

LORENZATO, S. Um (re)encontro com Malba Tahan. Revista Zetetiké, Ano 3, n. 4, nov. 1995.

LORENZATO, S. Malba Tahan – um precursor. Revista Educação Matemática, n. 16, p. 63-66, 2004.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

MELO e SOUZA, J. C. de (Malba Tahan). O homem que calculava. São Paulo: Record, 1990.

MICHAILOFF, G. T. As contribuições de Malba Tahan ao ensino da matemática. 2009. 41 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Erechim.

MIRANDA, T. G.; ROCHA, N. S.; SANTOS, P. A. O papel da sala de recursos para inclusão do aluno com deficiência. Congresso Brasileiro Multidisciplinar De Educação Especial, 5, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 2107-2116, 2009.

MOREIRA, G. E. Representações sociais de professoras e professores que ensinam matemática sobre o fenômeno da deficiência. Tese. (Doutorado em Educação Matemática). Departamento de Matemática. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

PIAGET, J. Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. Lisboa: Bertrand, 1973.

PONTE, J. P. O estudo de caso na investigação em Educação Matemática. Quadrante, Vol. 3, n. 1, p. 3-17, 1994.

RÊGO, R. G. do; RÊGO, R. M.; GAUDÊNCIO, S. J. A Geometria do Origami. João Pessoa, PB: Editora Universitária/ UFPB, 2003.

SALLES, P. P.; NETO, A. P. Malba Tahan: muito além do pseudônimo. Anais... ECA/USP, s/n, São Paulo, 2015.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Cultura. Depoimento gravado, MIS – Museu da Imagem e do Som, Rio de Janeiro, 15 abr. 1973.

SCOPEL, A. J. C. Contribuições didáticas de Malba Tahan para o ensino de matemática. 2010. 118 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SERRA, R.; BIANI, R. P. Malba Tahan e o dia nacional da matemática. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 1996.

SIQUEIRA, F., MOYSÉS G. Malba Tahan: episódios do nascimento e manutenção de um autor-personagem. São Paulo: Livraria da Física, 2013.

SILVEIRA, M. R. Matemática é difícil: um sentido pré-construído evidenciado na fala dos alunos. In: Reunião anual da ANPED, 25, MG. Anais... MG: ANPED, 25. p. 1-17, CD- ROM, 2002.

SOUSA, E. K. V. de; FOSSA, J. A. O pioneirismo de Malba Tahan na Educação Matemática Brasileira. In: Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, 14, 2014, Belo Horizonte. Anais... s/n, Belo Horizonte, 2014.

SOUZA, A. da S.; MOREIRA, G. E. As influências de Malba Tahan para a educação matemática: um legado de um educador a frente do seu tempo. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n 19, p. 294-309, mai/ago 2018.

SOUZA, S. E. O uso de recurso didático no ensino escolar. IN: I Encontro de Pesquisa em Educação IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: Infância e práticas educativas. Maringá, PR, 2007.

TEIXEIRA, C. J.; MOREIRA, G. E. Ensino-Aprendizagem da matemática por meio da proposição de problemas: uma proposta metodológica. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 6, n. 1, 2022.

TEIXEIRA, C. J.; MOREIRA, G. E. Movimentos do trabalho pedagógico em relação à formulação/reformulação/elaboração de problemas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC, Belém/PA, n. 47, e2024002, 2024.

TORRES, S. M.; TETTAMANZY, A. L. L. Contação de histórias: resgate da memória e estímulo à imaginação. Nau Literária: revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jan/jun 2008.

VENTURA, M. M. O Estudo de Caso como Modalidade de Pesquisa. Revista SOCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas V. Fundamentos de defectología. Tradução Julio Guillermo Blank. Madrid: Visor, 1997.

Downloads

Publicado

30-12-2024

Como Citar

Paiva, T. F. de, & Eustáquio Moreira, G. (2024). Da contagem de camelos à inclusão : o ensino de matemática através da contação de histórias. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9488

Edição

Seção

Artigos Científicos