Da contagem de camelos à inclusão

o ensino de matemática através da contação de histórias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9488

Abstract

This paper aims to characterize the storytelling as a mathematical didactic resource, using the story told in chapter III of the book Man Calculating, in this perspective we started the paper reporting the contributions of Professor Júlio César de Mello e Souza, the Malba Tahan, for Brazilian education, especially for Inclusive Mathematics Education. Initially we bring a cut with his main works and academic trajectory, then we did a qualitative research using as methodology the case study. We analyzed storytelling as a didactic tool in the process of teaching math with students with SEN.

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Author Biographies

Thiago Ferreira de Paiva, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Realizou Pós-Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ, 2020). Possui Doutorado em Educação Matemática pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, onde é Chefe de Departamento pelo terceiro mandato; está vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. Desde 2022, é Tutor do Programa de Educação Tutorial de Educação do MEC junto à FE/UnB - PET-Edu. É Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, Modalidade Profissional - PPGE/UnB-MP. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática SBEM-Nacional, onde ocupa o cargo de Primeiro Secretário e compõe a Comissão Editorial Nacional, tendo coordenado os Editais de e-books da SBEM de 2020 e 2021. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação.

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Published

2024-12-30

How to Cite

Paiva, T. F. de, & Eustáquio Moreira, G. (2024). Da contagem de camelos à inclusão : o ensino de matemática através da contação de histórias. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(32), 1–21. https://doi.org/10.33871/rpem.2024.13.32.9488

Issue

Section

Artigos Científicos