Aportes y desafíos de la experimentación en la enseñanza de las matemáticas

una revisión integradora de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10066

Resumen

Este estudio tiene como objetivo identificar el potencial y los desafíos del uso de la experimentación como práctica pedagógica para la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Utilizando un enfoque cualitativo, esta revisión integrativa examina diecisiete artículos escritos en inglés, español y portugués. La muestra fue elegida del portal de revistas CAPES. El estudio se guía por la pregunta: ¿cuáles son las potencialidades y desafíos de utilizar la experimentación como práctica pedagógica para enseñar y aprender matemáticas? Entre los beneficios destacados se encuentran el desarrollo de habilidades y competencias para el siglo XXI, así como la creatividad, la motivación, la autonomía y una comprensión más profunda de los contenidos matemáticos. También traen desafíos como la dificultad de insertar prácticas experimentales en el currículo de matemáticas. Al final, se sugiere realizar nuevas investigaciones en el área, especialmente en lo que respecta a la formación de docentes para el uso de prácticas experimentales en el aula.

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Biografía del autor/a

Sônia Maria de Macedo, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2008), especialização em Orientação parapsicológica social e institucional pela Faculdade Vicentinapor(2016) e especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco(2011). Atualmente é Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz. Tem experiência na área de Matemática.

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2022) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente estudante do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas pesquisas estão voltadas para Educação 5.0, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e Produção de Vídeos de Matemática. 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Eu sou Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português / Inglês, Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atuo como Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tenho experiências nas áreas de Educação e Ciências Biológicas, atuando principalmente na Tríplice Fronteira Argentina-Brasil-Uruguai, com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, atuando no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

Citas

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Publicado

2025-04-30

Cómo citar

Macedo, S. M. de, Silva, M. J. da, Folmer, V., & Marzari, M. R. B. (2025). Aportes y desafíos de la experimentación en la enseñanza de las matemáticas: una revisión integradora de la literatura. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10066

Número

Sección

Artigos Científicos