Contribuições e desafios da experimentação no ensino de matemática

uma revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10066

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as potencialidades e os desafios da utilização da experimentação como prática pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta revisão integrativa examina dezessete artigos redigidos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A escolha da amostra foi feita a partir do portal de periódicos da CAPES. O estudo é orientado pela indagação:  quais as potencialidades e desafios da utilização da experimentação como prática pedagógica para ensinar e aprender matemática? Entre os benefícios destacados estão o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI, além de criatividade, motivação, autonomia e uma compreensão mais aprofundada dos conteúdos matemáticos. Trazem também desafios como a dificuldade de inserir práticas experimentais no currículo de matemática. Ao final, sugere-se a realização de novas pesquisas na área, especialmente no que concerne à capacitação dos professores para a utilização de práticas experimentais em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Maria de Macedo, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2008), especialização em Orientação parapsicológica social e institucional pela Faculdade Vicentinapor(2016) e especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco(2011). Atualmente é Professora da Educação Básica da Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Imperatriz. Tem experiência na área de Matemática.

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2022) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente estudante do curso de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas pesquisas estão voltadas para Educação 5.0, Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática e Produção de Vídeos de Matemática. 

Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa

Eu sou Bacharel em Fisioterapia, Licenciado em Letras Libras e Português / Inglês, Especialista em Atendimento Escolar Especializado, Mestre em Educação em Ciências e Doutor em Ciências Biológicas. Atuo como Professor Titular na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana. Tenho experiências nas áreas de Educação e Ciências Biológicas, atuando principalmente na Tríplice Fronteira Argentina-Brasil-Uruguai, com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Química Licenciatura (UFSM, 2008), Especialização em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER, 2020), Mestrado em Química (UFSM, 2010) e Doutorado em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM, 2014). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, atuando no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

Referências

AMBROSE A. Susan et al. How learning works: seven research-based principles for smart teaching. United States of America: Jossey-Bass, 2010.

BARBOSA, N. M. .; FONTES, G. F. The study of the Clepsydra using the Cavalieri’s Principle: a didactic experimentation in spatial geometry using the three-dimensional version of GeoGebra. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 3, p. e18412340619, 2023. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i3.40619

BARBOSA, N.; RIBEIRO, I. E. C. Experimentação didática para o desenvolvimento da aprendizagem significativa visando a compreensão dos racionais: um estudo baseado em uma pesquisa docente. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202202, 2022. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.13797

BARBOSA, Nelson Machado, SANT'ANA, Érika da Costa. Experimentação didática visando o ensino de Geometria Analítica utilizando smartphones: uma adaptação do Projeto Reforço Escolar com o aplicativo GeoGebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2007, 2020. https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4177

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/CNE, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 jan 2024.

BRASIL. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022. Brasília, 2022.

CAMPOS, Roberta. Desafios e oportunidades da experimentação no ensino: uma análise crítica. Brasília: Editora Educacional, 2023.

CHAVANTE, E R. Matemática - 6º ano: Ensino Fundamental, anos finais. São Paulo: SM Ltda, 2015.

CHESIMET, MC, GITHUA, BN e NG'ENO, JK. Efeitos da abordagem de aprendizagem experiencial na criatividade matemática dos alunos entre os alunos do ensino médio do subcondado leste de Kericho, Quênia. J. Educ. Pract, v. 7, p. 51–57, 2016.

COHEN K. David. Experimental pedagogy: implementing and evaluating innovative teaching practices. Springer, 2023

Cotic, N., Plazar, J., Istenic Starcic, A., Zuljan, D. The effect of outdoor lessons in natural sciences on students’ knowledge, through tablets and experiential learning. J. Baltic Sci. Educ, v. 19, n. 5, p. 747-763, 2020. http://dx.doi.org/10.33225/jbse/20.19.747

DIAS , Charles de F.; VEBBER, Guilherme C.;FRONZA, Juliana. Experimentação do origami no ensino de geometria. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 2, p. 108–122, 2019. https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3392.

FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. O uso de Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática. Ijuí, RS: Editora Unijuí. 2021

FIORENTINE, Dário. A Pesquisa e as Práticas de Formação de Professores de Matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Bolema, v. 21 n. 29, p. 43-70, 2008.

FREITAS, Rafael. Desafios e estratégias no ensino de matemática: uma abordagem inovadora. São Paulo: Editora Moderno, 2022.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova Na Escola, n.10, p.43-49, Nov. 1999.

HAGENKÖTTER, R., NACHTIGALL, V., ROLKA, K. et al. Model authenticity in learning mathematical experimentation: how students perceive and learn from scientist and peer models. Eur J Psychol Educ, v. 39, p. 3301–3324, 2024. https://doi.org/10.1007/s10212-024-00843-4.

JARQUIN MATAMOROS, R. F. Trabajo experimental para el aprendizaje del péndulo simple con estudiantes de la carrera Física - Matemática. Wani, [S. l.], v. 40, n. 80, p. 40–52, 2024. https://doi.org/10.5377/wani.v40i80.17679

KAARAKKA, Terhi; HELKALA, Kirsi; VALMARI, Antti; JOUTSENLAHTI, Marjukka. Pedagogical experiments with MathCheck in university teaching. LUMAT: International Journal on Math, Science and Technology Education, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 84–112, 2019. https://doi.org/10.31129/LUMAT.7.3.428

NUGROHO, Muhamad Asif Cahya Aji, BUDIYONO, SLAMET, İsnandar. Experimentation of Innovative Learning Models in Terms of Students Multiple Intelligences Among Midle School Students in Demak District. International Journal of Educational Research Review, v. 4, n. 2, p. 262-68, 2019. https://doi.org/10.24331/ijere.518497.

PONTE. J., BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigação matemática na sala de aula. 2 ed. Autêntica: Belo Horizonte, 2016.

RAHMAWATI, N K.; ZAENURI; WARDONO. The experimentation of the TTW and the NHT learning models on polyhedron viewed from the problem solving ability. Journal of Physics: Conference Series, v. 1918, 042115, 2021. http://dx.doi.org/10.1088/1742-6596/1918/4/042115

SÁNCHEZ-BARBERO, B.; CÁCERES GARCÍA, M. J.; CHAMOSO SÁNCHEZ, J. M.; RODRÍGUEZ SÁNCHEZ, M. M.; RODRÍGUEZ MUELAS, D. Elaborando cómics en tiempo de confinamiento para aprender matemáticas en Educación Infantil y Primaria. Magister, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 97–101, 2020. https://doi.org/10.17811/msg.32.1.2020.97-101

SÁRATE-NAULA, L.; PAZMIÑO-PIEDRA, J.; CISNEROS-QUINTANILLA, P. Kahoot como estrategia metodológica para el aprendizaje de matemática: experiencias desde estudiantes de bachillerato. Cienciamatria, v. 8, n. 4, p. 405-424, 15 ago. 2022. https://doi.org/10.35381/cm.v8i4.858

SHAGHAGHIAN, Z., BURTE, H., SONG, D. et al. An augmented reality application and experiment for understanding and learning spatial transformation matrices. Virtual Reality, v. 28, n. 12, 2024. https://doi.org/10.1007/s10055-023-00904-x

SILVA, José Carlos Thompson da; SANTOS-WAGNE, Vânia Maria Pereira. O jogo Dominó como instrumento de motivação para o ensino de Combinatória por meio da Resolução de Problemas. Revista Paranaense de Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 352–377, 2024. DOI: 10.33871/22385800.2024.13.30.352-377. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/rpem/article/view/7664.

SILVA, Leomario Ribeiro Maciel da, et al. A experimentação como recurso didático no estudo de proporcionalidade entre grandezas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2002, 2021. https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id5085.

SILVA, Michelsch João da; FELCHER, Carla Denize Ott; FOLMER, Vanderlei. Contribuições dos materiais manipulativos virtuais para o ensino de matemática: uma revisão integrativa de literatura. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 19, n. 43, p. 252-271, dez. 2023. http://dx.doi.org/10.18542/amazrecm.v19i43.15173.

SILVA, V. F.; FREITAS, M. S. Necessidades formativas de docentes da educação básica: análise de um curso de formação continuada em centro de ciências. Instrumento, Juiz de Fora, v. 18, n. 1, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/18963. Aceso em: 12 jan 2024.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010.

SOUZA, P. de A.; TORRE, O. A. P. L. .; PEIXOTO, G. T. B. . Rotação por estações: experimentação de uma proposta didática a alunos do ensino médio, no estudo de progressões por meio dos fractais. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 10, p. e4219108804, 2020. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8804.

TAHA, M. S et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em ensino de ciências, v. 11, n. 1, p. 138-154, 2016.

TAHA, M. S. et al. Experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Experiências em ensino de ciências, v. 11, n. 1, p. 138-154, 2016. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/552. Acesso em: 12 jan 2024.

Tang, Bin, et al. The Impact of Online Computer Assisted Learning at Home for Disadvantaged Children in Taiwan: Evidence from a Randomized Experiment. Sustainability, v. 12, n. 23, p. 10092, 2020. https://doi.org/10.3390/su122310092

Tong, D. H. et al. Applying experiential learning to teaching the equation of a circle: a case study. Eur. J. Educ. Res. 9, 239–255, 2020. https://doi.org/10.12973/eu-jer.9.1.239

UYEN B. P.; TONG D. H.; LIEN, N. B. The effectiveness of experiential learning in teaching arithmetic and geometry in sixth grade. Front. Educ, v. 7, 858631, 2022. https://doi.org/10.3389/feduc.2022.858631

Weinbern, AE, Basile, CG e Albright, L. O efeito de um programa de aprendizagem experiencial na motivação de alunos do ensino fundamental em relação à matemática e à ciência. RMLE Online, v. 35, n. 3, p. 1-12, 2011. https://doi.org/10.1080/19404476.2011.11462086

ZERNA-VALLE, A. P.; VERGARA-IBARRA, J. L. Diseño de una propuesta didáctica innovadora para la enseñanza y el aprendizaje de conjuntos. MQRInvestigar , [S. l.], v. 8, n. 1, p. 6028–6047, 2024. https://doi.org/10.56048/MQR20225.8.1.2024.6028-6047

Downloads

Publicado

30-04-2025

Como Citar

Macedo, S. M. de, Silva, M. J. da, Folmer, V., & Marzari, M. R. B. (2025). Contribuições e desafios da experimentação no ensino de matemática: uma revisão integrativa de literatura. Revista Paranaense De Educação Matemática, 14(33), 01–22. https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10066

Edição

Seção

Artigos Científicos