Contribuições e desafios da experimentação no ensino de matemática
uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/rpem.2025.14.33.10066Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar as potencialidades e os desafios da utilização da experimentação como prática pedagógica para o ensino e aprendizagem da matemática. Utilizando uma abordagem qualitativa, esta revisão integrativa examina dezessete artigos redigidos em língua inglesa, espanhola e portuguesa. A escolha da amostra foi feita a partir do portal de periódicos da CAPES. O estudo é orientado pela indagação: quais as potencialidades e desafios da utilização da experimentação como prática pedagógica para ensinar e aprender matemática? Entre os benefícios destacados estão o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI, além de criatividade, motivação, autonomia e uma compreensão mais aprofundada dos conteúdos matemáticos. Trazem também desafios como a dificuldade de inserir práticas experimentais no currículo de matemática. Ao final, sugere-se a realização de novas pesquisas na área, especialmente no que concerne à capacitação dos professores para a utilização de práticas experimentais em sala de aula.
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