O jogo Dominó como instrumento de motivação para o ensino de Combinatória por meio da Resolução de Problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.352-377

Resumo

Este artigo consiste numa investigação sobre estratégias intuitivas de estudantes de quinto ano do ensino fundamental ao resolverem um problema aditivo, envolvendo peça de jogo de dominó, sob o aspecto do raciocínio combinatório. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo experimento de ensino. Tal experimento evidenciou que alguns alunos fizeram contagens que não foram solicitadas no problema, ora por falta de atenção, ora pelo significado matemático que atribuíram a termos do enunciado.  Conclui-se que o entendimento de um enunciado matemático envolve não apenas a leitura de um problema, mas também a compreensão de termos específicos da matemática aplicados em diferentes contextos escolares ou de experiências não escolares que podem influenciar nas respostas dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-05-2024

Como Citar

Silva, J. C. T. da, & dos Santos-Wagne, V. M. P. (2024). O jogo Dominó como instrumento de motivação para o ensino de Combinatória por meio da Resolução de Problemas. Revista Paranaense De Educação Matemática, 13(30), 352–377. https://doi.org/10.33871/22385800.2024.13.30.352-377

Edição

Seção

Artigos Científicos