40 ANOS DE O TEXTO NA SALA DE AULA: ENTREVISTA COM O PROFESSOR JOÃO WANDERLEY GERALDI

Autores

  • Adriana Delmira Mendes Polato Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Campus de Campo Mourão)
  • Adriana Beloti Universidade Estadual do Paraná – Campus de Campo Mourão
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.7-13

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

A entrevista com João Wanderley Geraldi versa sobre a obra e a atuação política do autor e suas contribuições para o ensino de língua materna. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas-SP, v. 9, p. 5-45, 1987.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula: leitura & produção. Cascavel: ASSOESTE, 1984.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas, SP: Mercado das Letras, ALB, 1996.

GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 71-80, 2010.

GERALDI, J. W. Dialogia: do discurso à estrutura sintática. In: RODRIGUES, R. H.; ACOSTA-PEREIRA, R. (org.), Estudos dialógicos da linguagem e pesquisas em Linguística Aplicada. São Carlos, Pedro & João Editores, 2016, p. 179-190.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo; Ekaterina V. Américo. São Paulo: Editora 34, 2018[1929/1930].

Downloads

Publicado

2024-07-09