EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGIA POR MEIO DE VIVÊNCIAS LITERÁRIAS:
O QUE DIZEM AS TESES PUBLICADAS NO BRASIL?
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.231-252Palavras-chave:
Formação inicial de professores., Pedagogia., Educação estética., Vivência literária.Resumo
A partir do estado da questão, objetivamos identificar o que dizem as teses publicadas no Brasil sobre a educação estética por meio de vivências literárias na formação inicial de professores no curso de Pedagogia. Foram localizadas 20 teses na CAPES e BDTD – IBICT, dessas, duas foram selecionadas. Como resultados, a tese de Moraes (2015) evidenciou que: i) não há uma só proposta de educação estética na universidade; ii) a apropriação de saberes artísticos é fundamental para os trabalhos educativos. Já a tese de Queiros (2019) demonstrou: i) carência de políticas que se efetivem numa prática coerente com a realidade dos leitores; ii) deficiência de leitura literária na graduação; iii) falta de entusiasmo por parte dos graduandos; e, iiii) ausência de protagonismo frente à própria formação. Esperamos que a pesquisa possa contribuir para ampliar e possibilitar referenciais para refletir sobre a temática apresentada.