A DISCUSSÃO DE GRUPO ALIADA A TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.196-216Palavras-chave:
Grupo de discussão, Tecnologia digital de informação e comunicação, Texto dissertativo, Escrita.Resumo
O presente artigo objetiva investigar como a discussão de grupo, aliada a tecnologia digital da informação e comunicação, influi no desenvolvimento da produção de textos dissertativos. Foram participantes da pesquisa um grupo de 06 (seis) estudantes de um curso particular de redação, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos. Os dados foram coletados combinando-se a observação da discussão em grupo e análise documental de textos dissertativos produzidos. Conclui-se que o grupo de discussão auxiliou na aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando com que o aluno mostrasse conhecimento em seu texto escrito sobre o que estava dizendo; a quem estava dizendo; as estratégias de dizer e se colocasse como autor do texto.