A DISCUSSÃO DE GRUPO ALIADA A TECNOLOGIA DIGITAL DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.196-216

Palavras-chave:

Grupo de discussão, Tecnologia digital de informação e comunicação, Texto dissertativo, Escrita.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar como a discussão de grupo, aliada a tecnologia digital da informação e comunicação, influi no desenvolvimento da produção de textos dissertativos. Foram participantes da pesquisa um grupo de 06 (seis) estudantes de um curso particular de redação, com idades entre 18 (dezoito) e 25 (vinte e cinco) anos. Os dados foram coletados combinando-se a observação da discussão em grupo e análise documental de textos dissertativos produzidos. Conclui-se que o grupo de discussão auxiliou na aprendizagem colaborativa e no desenvolvimento do pensamento crítico, possibilitando com que o aluno mostrasse conhecimento em seu texto escrito sobre o que estava dizendo; a quem estava dizendo; as estratégias de dizer e se colocasse como autor do texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Rosan Christino Gitahy, Unoeste e Uems

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade do Oeste Paulista. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Avaliadora de cursos do Mec-Inep.

ARTEMISA PIAI SILVA DE FERNANDEZ, Escola da Língua Brasileira / Faculdade Legale

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Docente da escola da Língua Brasileira e da Faculdade Legale

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, UNINOVE

Doutora em Educação. Pedagoga. Docente do Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo