Avaliação das aprendizagens no ensino da sociologia escolar: uma análise a partir dos livros didáticos de sociologia do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.369-402Palavras-chave:
Sociologia Escolar, Avaliação da Aprendizagem, Livros Didáticos, PNLDResumo
Este trabalho tem por objetivo pensar os processos de avaliação das aprendizagens no ensino escolar das Ciências Sociais a partir das proposições presentes nos livros didáticos de Sociologia do ensino médio, aprovados no PNLD 2018. Decidimos abordar essa temática focalizando livros didáticos por entendermos que tais obras emergem como o fenômeno educacional que melhor sistematiza as disciplinas escolares, norteando, em grande medida, o processo de ensino e aprendizagem. Por meio desses livros didáticos, buscamos detectar, descrever e classificar os objetivos de aprendizagem, as propostas avaliativas e os instrumentos de verificação da aprendizagem empregados na Sociologia Escolar. Com isso, pudemos apreender, mediante à análise de conteúdo de tais livros, o modo como se configura e algumas das especificidades da avaliação no ensino das Ciências Sociais em nível médio.