Dizeres sobre o curso de linguística geral: acontecimento e recepção na história da linguística brasileira

Autores

  • Marco Antonio Almeida Ruiz Universidade de São Paulo
  • Lígia Mara Boin Menossi de Araújo Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.489-505

Palavras-chave:

Acontecimento. Didatização. Curso de Linguística Geral. Manual de linguística.

Resumo

O CLG traduz uma mudança de paradigma nos estudos linguísticos do início do século XX. Sua contribuição é tão grande que o consideramos como um acontecimento histórico marcante nas ciências humanas e sociais, capaz de promover o que ficou conhecido como Linguística moderna. Com o advento de novas perspectivas que emergiram após a década de 1960 na França, passamos a compreender o processo de recepção de suas teorias e revisitá-las novamente como acontecimentos discursivos que (re)contam, cada um a sua maneira, narrativas de sua história e (re)formulação. Assim, propomos observar, numa perspectiva discursiva, a constituição do manual Fundamentos da linguística contemporânea, de Edward Lopes, como um acontecimento discursivo que produz, a nosso ver, um efeito de didatização da teoria saussuriana durante a emergência da linguística brasileira.

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Publicado

2020-10-22

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo