O ensino da escrita e sua relação com a diversidade e a mudança linguística: análise comparativa entre a autobiografia e o anúncio publicitário

Autores

  • Nadieli Mara Hullen Gerei Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Sanimar Busse Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.202-215

Resumo

Este trabalho é resultado de pesquisa sobre “Desvios de grafia em produções textuais escritas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental”. Nosso objetivo consiste em analisar os processos fonológicos a partir de produções escritas, considerando os fenômenos de variação e mudança linguística como conteúdos que reafirmam a identidade do falante diante da aprendizagem da escrita. Para a realização da pesquisa foram coletadas produções escritas do gênero textual autobiografia e anúncio publicitário. Com base nos resultados, é possível observar que as interferências da fala na escrita são uma constante nas produções, considerando que o aluno utiliza a fala como parâmetro para a atividade de escrita, que atua sobre as hipóteses a respeito da compreensão das arbitrariedades do código escrito.

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Publicado

2020-10-21

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo