Formação continuada em serviço em Minas Gerais: o trabalho docente na era da inovação tecnológica

Autores

  • Marina Ferreira de Souza Antunes Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2016.5.8.134-151

Resumo

O presente texto aborda a temática da formação continuada em serviço de professores e a utilização das Tecnologias Informacionais de Comunicação e a Educação a Distância como recursos para essa formação. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, bem como da aplicação de questionário e entrevistas para a coleta de dados. Afirmamos que no governo Aécio Neves, por meio da reforma do Estado denominada de “Choque de Gestão”, são acirrados os elementos do gerencialismo. Identificamos uma forte presença dos sistemas empresariais, presentes na linguagem utilizada nos discursos governamentais: eficiência, eficácia e qualidade; e a reconfiguração do trabalho docente, marcado por processos que resultaram em sua intensificação.

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Publicado

2020-10-15

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo