Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica

Autores

  • Delton Aparecido Felipe Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Tereza Kazuko Teruya Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.114-126

Resumo

O presente texto tem como objetivo problematizar as dimensões curriculares do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica brasileira. Para isso problematizamos os motivos que levaram a aprovação da Lei n. 10.639/2003 e quais as implicações no contexto educacional. Entendemos que elaborar currículos culturalmente orientados demanda uma nova postura, por parte da comunidade escolar. Faz-se indispen-sável superar as perspectivas eurocêntricas ainda bastante presente nas escolas buscando a valorização dos múltiplos sujeitos sociais. É possível argumentar que a lei que incentiva o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana também inclui a discussão sobre a di-versidade étnico-racial no Brasil.

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Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo