O interacionismo sociodiscursivo: elaboração de modelo didático para o ensino de gêneros textuais

Autores

  • Siderlene Muniz-Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.3.75-88

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a abordagem teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo que propõe um modelo de análise de textos visando ao trabalho com gêneros textuais. De acordo com essa abordagem, o ensino de gêneros possibilita o desenvolvimento de capacidades de linguagem envolvidas na produção dos textos. Para o trabalho com gêneros, é necessário, primeiramente, a elaboração de um modelo didático do gênero a ser trabalhado visando à produção de sequências didáticas. Assim, apresentamos dois modelos didáticos, um para o gênero história em quadrinhos e outro para o gênero notícia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-06

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo