APROXIMAÇÕES ENTRE CINEMA E EDUCAÇÃO VISUAL:

UM ESTUDO SOBRE O FILME GRANDE SERTÃO

Autores

  • Giovana Scareli Universidade Federal de São João del-Rei
  • Samia Rafaella Alencar

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.50-70

Palavras-chave:

Educação visual. Cinema. Diadorim. Grande Sertão.

Resumo

Este estudo teve como recorte temático a adaptação para o cinema do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, escrito em 1956, dirigido pelos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira, e lançado, com o mesmo título, em 1965. O objetivo foi compreender aspectos da produção por meio da análise do filme e suas contribuições sobre as suas possibilidades educativas. Uma das questões que nos guiou: que tipo de saberes podemos construir a partir desse filme, o que nos educa a partir desse encontro? Para isso, destacamos Diadorim, como mito ligado à androginia sagrada e médium de reflexão. Por fim, discutimos sobre a política do olhar que nos auxiliou na compreensão d personagem e, por intermédio dela, para a compreensão dessa obra.

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Publicado

2022-12-13

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo