A LEITURA NO PLANO DISCURSIVO DA LINGUAGEM

REFRAÇÕES DO DIALOGISMO NA PALAVRA-RÉPLICA DO SUJEITO-LEITOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.25.285-313

Palabras clave:

Leitura de poema., Dialogismo., Resposta Argumentativa., Ensino Médio.

Resumen

Este estudo objetiva compreender como se constitui a produção de sentidos na leitura do poema, por meio da construção autoral da Resposta Argumentativa do sujeito-leitor, no Ensino Médio. Para isso, foram elaborados materiais de leitura, sob os princípios da ordenação e sequenciação, para os sujeitos da pesquisa, alunos da 3ª série, realizando, inicialmente, um estudo diagnóstico, seguido de atividades de     intervenção, para a construção efetiva de uma responsividade argumentativa/contrapalavra. O estudo é uma intervenção pedagógica, em Linguística Aplicada, sobre leitura, em perspectiva dialógica da linguagem. A análise dos dados demonstra um trabalho efetivo com as perguntas ordenadas e sequenciadas, a possibilitar ao sujeito-leitor, a construção de uma responsividade ativa-crítica-autoral, uma Resposta Argumentativa, diante da leitura de dizeres explícitos e/ou presumidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003[1979]. 421 p.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012[1924]. 160 p.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra, 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002[1929]. 366 p.

BARROSO, F. C. S. A constituição dialógica do dizer inferencial em poemas: o desenvolvimento do leitor protagonista no ensino médio. 270f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) – Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2024.

BARROSO, F. C. S. Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura para o gênero poema no Ensino Médio.213f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2018.

DAMIANI, M. F. et.al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, Pelotas, n. 45, p. 57-67, agosto 2013. DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i45.3822

DELL’ISOLA, R. L. P. Leitura: inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Formato, 2001. 247 p.

FUZA, A. F. Proposta teórico-metodológica de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura a partir do princípio temático. Maringá, PR. Relatório Final de Estágio Pós Doutoral. 85f. Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2017.

FUZA, A. F.; MENEGASSI, R. J. Perguntas de leitura em ordenação e sequenciação no Ensino Fundamental. In: Angelo, C. M. P.; MENEGASSI, R. J. FUZA, Â. F (orgs.). Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p.153-194.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. 4.ed. São Paulo: Ática, 2006. 105 p.

GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 252 p.

GERALDI, J. W. Leitura: uma oferta de contrapalavras. Educar. Rev. [online]. Curitiba, n. 20, p. 77-85. 2002.

GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996. 150 p.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 295 p.

MENEGASSI, R. J. Ordenação e sequenciação de perguntas na aula de leitura. In: YAEGASHI, S. F. R. et al. (Orgs.). Psicopedagogia: reflexões sobre práticas educacionais em espaços escolares e não-escolares. Curitiba: CRV, 2016, p. 41-60.

MENEGASSI, R. J; FUZA, A. F.; ANGELO, C. M. P. A leitura em perspectiva dialógica: atividades com o poema. In Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 371-418.

ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

SANTOS, M. G. A. dos; FUZA, Â. F. Réplicas Dialógicas em Aula de Leitura: O Trabalho com Perguntas e Resposta Argumentativa no Ensino Fundamental. Línguas & Letras, [S. l.], v. 21, n. 49, p. 4755.20200002, 2020. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/24309. Acesso em: 27 abr. 2021.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. Tradução: Sheila Grillo; Ekaterina Vólvoka Américo. São Paulo: Editora 34, 2019[1926]. 400 p

Publicado

2024-07-09

Número

Sección

Dossiê: Homenagem a João Wanderley Geraldi