FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROGRAMA MAIS PAIC NA ÓTICA DE GESTORES E PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2024.13.26.38-65Palabras clave:
Política educacional, Formação continuada, Educação básica, Ensino fundamentalResumen
O objetivo da pesquisa foi analisar as formações continuadas do Programa Mais Paic na ótica de gestores municipais de educação e professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizamos uma abordagem qualitativa e descritiva. Participaram da pesquisa gestores educacionais e professores de português e matemática. Realizamos entrevistas com os participantes que foram submetidas a técnica de análise de conteúdo. Foi possível elencar aspectos positivos, aspectos negativos, aspectos de melhoria e aspectos prejudiciais a essas formações. Discutimos as percepções dos gestores e professores e suas implicações para as ações de formação continuada.
Descargas
Citas
ABRÚCIO, Fernando Luiz. Gestão da escola e qualidade da educação: um estudo sobre dez escolas paulistas. In: FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. Estudos e pesquisas educacionais 1: estudos realizados em 2007, 2008, 2009. São Paulo: Fundação Vitor Civita, 2010. p. 211-240. Disponível em: https://fvc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/estudos_e_pesquisas_educacionais_vol_1.pdf Acesso em: 4 mar. 2021.
ABRÚCIO, Fernando Luiz.; SEGATTO, Catarina Ianni.; PEREIRA, Maria Cecília Gomes. Regime de colaboração no Ceará: funcionamento, causas do sucesso e alternativas de disseminação do modelo. São Paulo: Instituto Natura, FGV, CEAPG, 2016. Disponível em: https://www.institutonatura.org/wp-content/uploads/2020/08/Pesquisa-FGV-_PAIC.pdf Acesso em: 4 mar. 2021.
ALMEIDA, Grasiane Sousa de.; LOPES, Jayane Mara Rosendo. O que explica o desempenho dos estudantes? Um estudo de revisão. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 1, n. 1, p. e020004, 2020. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e020004
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 1, p.177-194, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000100012.
ANJOS, Ana Maura Tavares. Narrativas sobre o mais PAIC e a formação continuada de professores alfabetizadores. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 1, p. 158-168, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2000 Acesso em: 4 mar. 2021.
ARCHER, Anita.; HUGHES, Charles. Explicit Instruction: Effective and efficient teaching (what works for special-needs Learners). New York: The Guilford Press, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BISOL, Cláudia Alquati et al. Desafios para a inclusão de estudantes com deficiências físicas: uma revisão de literatura. CONJECTURA: filosofia e educação. v. 23, n. 3, p. 601-619, 2018. DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.9
BONAMINO, Alícia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v. 38, n.2, p.373-388, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
CANINDÉ. Ementa de Lei nº 2.402/2018, de 23 de março de 2018. Institui e organiza o Sistema Municipal de Ensino do Município de Canindé, e dá outras providências. Disponível em: https://www.caninde.ce.gov.br/diario/128/067_2018_0000001.pdf Acesso em: 21 out.
CEARÁ. Secretaria da Educação. Proposta MAIS PAIC - Ensino Fundamental II. Fortaleza, 2015. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/mais-paic/ Acesso em: 02 mar. 2021.
CHETTY, Raj; FRIEDMAN, John N.; ROCKOFF, Jonah E. Measuring the impacts of teachers I: Evaluating bias in teacher value-added estimates. American Economic Review, v. 104, n. 9, p. 2593-2632, 2014. DOI: https://doi.org/10.1257/aer.104.9.2593
CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic): avanços permanentes na busca da equidade. São Paulo: Fundação Tide Setubal, 2019.
DARLING-HAMMOND, Linda; ROTHMAN, Robert. Teacher and Leader Effectiveness in High-Performing Education Systems. 2011. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED517673. Acesso em: 30 out, 2020.
DAVIS, Claudia Leme Ferreira et al. Formação continuada de professores em alguns estados e municípios do Brasil. Cad. Pesqui., v. 41, n. 144, p. 826-849, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300010
DAVIS, Claudia Leme Ferreira. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Textos FCC, v. 34, p. 104, 2012. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/article/view/2452/2407 Acesso em: 05 set. 2020.
DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira; GOMES, Carlos André T.; GOTELIB, Luciana G. de Oliveira. Condições de infraestrutura das escolas brasileiras: uma escola pobre para os pobres?. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 27, n. 70, p. 1-35, 2019. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.27.3536
FARIAS, Isabel Maria Sabino. et al. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fundamentos da pesquisa. In: FARIAS, I. M. S.; NUNES, J. B. C.; NÓBREGA- THERRIEN, S. M. Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, 2010.
FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Avaliação em larga escala no Ceará e as políticas de accountability – o protogonismo do Spaece. Revista Práxis Educacional, v. 16, n. 43, p. 452-471, Edição Especial, 2020. DOI: https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954
FERREIRA, Hanuzia Pereira et al. Características docentes e gestão da formação continuada em cinco municípios do Ceará. Imagens da Educação, v. 10, n. 3, p. 125-142, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48237
GATTI, Bernadete Angelina et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000367919 Acesso em: 25 set, 2021.
GATTI, Bernadete Angelina; SÁ BARRETO, Elba Siqueira de; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: Unesco, 2011. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000212183 Acesso em: 25 set, 2021.
HARRIS, Douglas N.; SASS, Tim R. Teacher training, teacher quality and student achievement. Journal of public economics, v. 95, n. 7-8, p. 798-812, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2010.11.009
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MEDEIROS FILHO, Antonio Evanildo Cardoso de et al. Knowledge of Physical Education students on Inclusive Education Enade/Brazil. Research, Society and Development, v. 8, n. 7, p. e11871106, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i7.1106
MORICONI, G. M. et al. Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. Textos FCC: Relatórios técnicos, v. 52, 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/textosfcc/issue/view/340 Acesso em: 14 out, 2020.
REGO, Patricia Regina Santos. Avaliação de curso de formação continuada da 2ª coordenadoria regional de educação: o atendimento às expectativas do Coordenador Pedagógico. 2013. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=87046 Acesso em: 02 de dez. 2020.
SILVA, Itamar Mendes da et al. Ideb e políticas educacionais em quatro municípios da Grande Vitória. Estudos em Avaliação Educacional, v. 31, n. 76, p. 104-133, 2020. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v31i76.6908
SILVA, Antônia Bruna. Avaliações municipais no contexto educacional cearense: contornos, intenções e finalidades. 2019. 283f. - Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49187?mode=full Acesso em: 25 ago. 2020.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação – o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. 5 ed. 18 reimpr. São Paulo: Atlas, 1987. 175p.
VICENTINI, Paula Perin; LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo, SP: Cortez, 2009.
VIDAL, Eloísa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Construindo uma história de colaboração na educação: a experiência do Ceará. Educação e Sociedade, v.34, n.125, p.1075-1093, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000400004
VIEIRA, Hebe Mara dos Santos; MOURÃO, David Ribeiro; BRAGA, Adriana Eufrásio. Concepções sobre a formação de professores de matemática no programa Mais PAIC. Revista Expressão Católica, v. 9, n. 1, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.25190/rec.v9i1.3877
VIEIRA, Sofia Lerche et al. Reações das políticas educacionais estaduais nas escolas: um estudo de caso em escolas do Ceará, Goiás, Pernambuco e São Paulo. Cadernos Cenpec| Nova série, v. 6, n. 2, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v6i2.360
VIEIRA, Sofia Lerche; PLANK, David Nathan; VIDAL, Eloisa Maia. Política Educacional no Ceará: processos estratégicos. Educação & Realidade, v. 44, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623687353
VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. 2. ed. Fortaleza: EdUECE, 2015.
ZUIN, Aparecida Luzia Alzira; DIAS, Juliane Santos. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, v. 2, n. 1, p. 160-180, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1916