A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UEM E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.24.325-355

Palabras clave:

Assistência Estudantil, Formação de professores, Educação Física, Ensino Superior

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto da Política de Assistência Estudantil (PAE) no processo de formação inicial de estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Regional do Vale do Ivaí (CRV) vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). A investigação assenta-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético tendo como recursos metodológicos a análise documental e a revisão bibliográfica. Os resultados revelaram que, apenas as dimensões da alimentação e da inclusão digital foram direcionadas aos estudantes do curso de formação de professores/as de Educação Física do CRV, sendo que ao estratificar aqueles/as que se enquadravam em condição de vulnerabilidade social, a evasão se fez intensa nessa realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela da Silva Viana, Universidade Estadual de Maringá/Licenciatura em Educação Física

Atualmente é estudante de graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e  integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI/CNPq. Desenvolve projeto de iniciação científica na área da Educação como bolsista do CNPq/UEM.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Ciências do Movimento Humano e Programa de Pós-graduação em Educação

Marcos Vinicius Francisco é  Doutor em Educação (financiamento da FAPESP) pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente. Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha e concluiu um Pós-doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). No quadriênio - 2017-2020 - atuou na coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/Unoeste) - cursos de Mestrado e Doutorado; ocupou o cargo de Editor Chefe do Periódico Colloquium Humanarum, vinculado ao referido PPGE; além de ter atuado como Membro do Comitê Gestor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC do CNPq/Unoeste. Atualmente, ocupa a Chefia Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano, vinculado à Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ivaí (UEM/CRV), é docente do curso de Educação Física e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPE/UEM - Maringá, PR). É líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP/CNPq) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq) vinculado à UEM e ao Grupo de Pesquisas, Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED/CNPq), ligado à Unoeste. 

Publicado

2023-12-14