A LINGUAGEM MULTISSEMIÓTICA DO CINEMA
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.20.38-69Palabras clave:
Romance. Filme. Multiletramento. Linguagem multissemiótica.Resumen
Na contemporaneidade, o ensino deve estar em consonância com a cultura na qual o aluno está inserido, considerando a sociedade midiática atual e seu novo modo de instituir relações a partir das novas tecnologias, o que requer novos tipos de letramento. Nesse sentido, propomos, neste trabalho, recorte de nossa tese, um roteiro de leitura para interpretar dois textos midiáticos: romance (1975) e filme homônimo (2001) Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar e Luiz Fernando Carvalho, respectivamente, sob a luz dos recursos da textualidade multissemiótica. O objetivo é proporcionar um instrumento de análise dos efeitos de sentido provocados pelos usos desses recursos. Pode-se dinamizar e aprofundar as leituras estabelecendo entre os dois discursos, literatura e cinema, diálogos possíveis. Nessa proposta, mostramos que romance e filme se imbricam e, ao mesmo tempo, enredam o leitor, tornando-o um sujeito que constrói e aprecia os sentidos que os textos produzem.