A CONSTITUIÇÃO DA DIALOGIA EM BAKHTIN E FREIRE: CONVERGÊNCIAS DISCURSIVAS EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DO GÊNERO AUTOBIOGRÁFICO COM ALUNOS DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.173-195Palabras clave:
Dialogia. Autobiografia. Educação de Jovens e Adultos.Resumen
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo sobre a produção textual de textos autobiográficos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. As narrativas autobiográficas dos alunos foram produzidas com atividades interventivas com vistas a trabalhar categorias previamente estabelecidas. Neste artigo, abordamos três dessas categorias. A análise dos dados das produções iniciais e finais de textos autobiográficos apontou para um crescimento em três categorias, pois os educandos representaram os elementos estruturais do gênero, apontaram as várias vozes discursivas constituídas na interação social e também evidenciaram a importância da escola como meio de libertação e empoderamento social.