TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – DISCURSOS DIALÓGICOS E COLABORATIVOS PARA A REALIDADE EDUCACIONAL DO TERCEIRO MILÊNIO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2021.10.19.159-172

Palabras clave:

Educação. Professores. Tecnologias de informação e comunicação. TIC.

Resumen

A educação no Brasil tem apresentado, de maneira repetitiva, uma série de problemas, como elevado índice de evasão escolar, indisciplina e reclamações, tanto dos alunos, quanto dos professores, em relação ao ambiente escolar e às aulas. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo discutir os desafios que os docentes enfrentarão no terceiro milênio para minimizar tais problemas. Os principais pontos abordados foram a inserção de novas tecnologias de informação e comunicação no ambiente escolar e a postura dos professores; o papel dos docentes no processo de aprendizado; e a necessidade de adaptação dos profissionais de educação em relação ao aprendizado colaborativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Harrison Bachion Ceribeli, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências pelo Programa de Administração de Organizações da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). Possui experiência na prestação de serviços de consultoria, tendo atuado também no planejamento e gestão de estoques em empresa de grande porte. Coautor de diversos artigos e de três livros na área de Administração. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Ciências Administrativas.

Publicado

2021-07-20

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo