O diálogo entre a fonoaudiologia e a pedagogia como forma de combate ao distúrbio de aquisição da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.265-280Palabras clave:
Fonoaudiologia educacional. Pedagogia. Distúrbio de aquisição oral e escrita.Resumen
Este artigo averigua as contribuições da fonoaudiologia educacional para o âmbito escolar, a fim de analisar como a interface entre estas duas áreas do conhecimento – fonoaudiologia e pedagogia – pode combater o distúrbio de aquisição da linguagem. Desta forma, a pesquisa parte de uma elucidação da fonoaudiologia educacional em seu caráter interdisciplinar, a partir da atuação profissional integrada entre pedagogos e fonoaudiólogos em prol do desenvolvimento da competência oral, leitora e escrita plena por parte dos educandos. A pesquisa bibliográfica qualitativa, com revisão de literatura comparativa de concepções teórico-críticas de autores especialistas na temática, constatou que essa atuação profissional conjunta propiciará a ampliação dos conhecimentos docentes sobre os processos que envolvem a aquisição oral e escrita, em prol de uma educação inclusiva.