Uma proposta de análise discursiva fundamentada nos pressupostos metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart

Autores/as

  • Edmilson Francisco Universidade Federal de Lavras
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.129-154

Palabras clave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Discursos. Representações sobre a prática docente.

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar um questionário respondido por uma professora que propõe o ensino de língua portuguesa por meio de um ambiente digital, bem como analisar os discursos presentes em suas respostas, com a proposta de compreender as representações construídas por ela acerca de seu trabalho docente.  Adotou-se como orientação teórico-metodológica os conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no que concerne aos procedimentos de análise e de interpretação que envolvem o levantamento de informações sobre o contexto sócio-interacional do trabalho docente e das atividades de linguagem. Concluiu-se que, apesar da professora buscar realizar e inovar a sua prática utilizando-se de um ambiente virtual, o discurso revelou uma prática pautada em uma perspectiva conteudista de ensino.

Palavras-chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Discursos. Representações sobre a prática docente.

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Publicado

2020-09-22

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo