Identidades trans nas juventudes: desafios familiares e escolares na linha tênue entre ser-não sendo, e não ser-sendo
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.8-32Palabras clave:
Juventudes. Sexualidades. Direitos Humanos. Educação.Resumen
O estudo visa descrever e analisar – por meio de revisão de literatura e narrativas de jovens – vivências e relações (familiares e sociais), a partir de representações de sexualidades e de identidades de gêneros de jovens do ensino médio de uma escola da rede pública de Salvador, Bahia – Brasil. Com abordagem epistemológica crítica e de metodologia qualitativa, e em observações empíricas participativas e integradas ao cotidiano escolar, foram entrevistadas/os jovens de 18 a 24 anos acerca de suas experiências identitárias e relacionais. Como resultados, pontos comuns como não tolerância e respeito, conflitos familiares e sentidos sobre identidade/alteridade revelam enfrentamentos, violências sobrepostas e desejos quanto ao reconhecimento de vidas vivíveis.