Diálogos argumentativos de crianças em processo de alfabetização

uma análise dialógica

Autores/as

  • Lady Daiane Martins Ribeiro Universidade de Brasília
  • Larissa Krüger Fernandes Universidade de Brasília
  • Fabrícia Teixeira Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.18.464-488

Palabras clave:

Argumentação. Criança. Diálogo. Linguagem.

Resumen

Este artigo decorre de uma pesquisa sobre a construção do processo argumentativo de crianças em processo de alfabetização de uma escola pública no sudoeste goiano. O objetivo foi o de identificar e analisar os diálogos argumentativos das crianças durante uma roda de conversa mediada pela leitura dialógica do livro O menino que aprendeu a ver. Tomando por base teórica as noções conceituais a respeito da linguagem discutidas pela Psicologia Cultural e no pensamento dialógico do Círculo de Bakhtin, observamos que os diálogos argumentativos produzidos pelas crianças foram mobilizados pela entrada do “outro” no discurso, denominados neste estudo como disparadores argumentativos, tais como as intervenções da pesquisadora, as falas dos colegas e o texto literário.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-22

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo