O curso de pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Cascavel: um estudo de caso sob o olhar quantitativo
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.17.539-554Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar o perfil do estudante de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e a caracterização assumida pelo curso no período de recorte da pesquisa. Por meio de pesquisa quantitativa e de análise qualitativa foram explorados os dados cadastrais e a vida acadêmica dos alunos matriculados no curso, utilizando as informações disponíveis no sistema de gestão acadêmica da instituição (ACADEMUS), onde tem-se informações sobre dados cadastrais e a vida acadêmica dos alunos matriculados na Universidade. Dessa forma foram quantificados dados totalizadores parciais de um período do curso, em suas versões diurnas e noturnas estabelecendo assim o universo da pesquisa, que por sua vez permitiu ter uma visão global em alguns aspectos e em outros uma visão da historicidade estatística envolvida nesses anos pesquisados, informações que nos possibilitam traçar um perfil genérico do estudante de pedagogia, constituindo um conjunto de informações relevantes para o planejamento de políticas públicas regionais. Para além destes dados, buscou-se estabelecer coligações de dados para que se tenham informações do perfil do aluno, caracterizando assim, além do aluno, o próprio Curso de Pedagogia em suas duas versões de período, matutino e noturno, por meio dos alunos que o compõe. Estes revelaram informações que mostraram um perfil de acadêmico do sexo feminino, com maior aproveitamento de alunos cotistas, do gênero feminino e as polarizações estabelecidas pelos conceitos de progênies e fatores sócio econômicos como renda enquanto aspectos relevantes na composição do perfil acadêmico do curso.