A produção de materiais didáticos no ensino de língua portuguesa e a perspectiva dialógica do discurso: possíveis entrelaçamentos para a formação de leitores críticos

Autores/as

  • Vanessa Fonseca Barbosa Universidade de São Paulo (USP)
  • Ana Paula Charão Schardosim Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.70-98

Resumen

A preparação de materiais didáticos para o ensino de português como língua materna, sobretudo na educação básica, costuma ser um desafio ao professor. Diante dessa problemática, a fim de auxiliar os docentes de Língua Portuguesa (LPO) no que diz respeito à elaboração de materiais didáticos, este artigo tem como objetivo principal refletir sobre o potencial da análise dialógica do discurso (ADD) como ancoragem teóricometodológica para a elaboração materiais didáticos voltados sobretudo ao desenvolvimento de atividades capazes de estimular a formação de leitores críticos. Para tanto, neste texto, apresentaremos alguns dos princípios epistemológicos fundantes da ADD e o compartilhamento de uma experiência de trabalho realizada com alunos do oitavo ano do ensino fundamental, a partir da leitura feita pelos estudantes da obra O médico e o monstro, de Robert Louis Stevenson. As atividades apresentadas foram desenvolvidas e trabalhadas com base no conhecimento que temos da ADD e proporcionaram aos alunos o estabelecimento de relações e leituras críticas da narrativa lida, o que confirma a importância dos trabalhos do Círculo como subsídio na elaboração de materiais didáticos que auxiliem os docentes de LPO, tal como buscam demonstrar os materiais que estão apresentados nesta escrita.

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Publicado

2020-05-11

Número

Sección

Dossiê Dialogismo, Discurso e Ensino