A elaboração de tarefas de leitura sob um enfoque dialógico e discursivo
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2020.9.16.118-133Resumen
No contexto do ensino de Língua Portuguesa materna, especialmente no ensino fundamental e médio, ainda se percebe uma abordagem com um enfoque maior em questões gramaticais e descontextualizadas. Mesmo havendo melhorias certificadas em pesquisas, pode-se dizer que o ensino focado na língua em uso, considerando as particularidades da situação de interação, ainda não é priorizado na maioria das escolas brasileiras. O objetivo deste estudo foi propor uma reflexão sobre a elaboração de tarefas de ensino de leitura utilizando o gênero discursivo anúncio publicitário da Skol de 2015 “Esqueci o ‘não’ em casa” e o enunciado resposta que dialoga com ele “E trouxe o nunca”. A metodologia utilizada foi a qualitativa com embasamento da perspectiva discursiva de linguagem do Círculo de Bakhtin e os conceitos de cena englobante, cena genérica e cenografia de Maingueneau. Foram elaboradas questões de compreensão de leitura que propiciem aos alunos refletirem sobre as relações dialógicas cujos efeitos de sentido não são aparentes em uma leitura superficial da campanha. Por meio da análise da campanha e das questões de leitura elaboradas, percebeu-se que os sentidos são constituídos não apenas pela materialidade linguística, mas pelos elos dialógicos estabelecidos, especialmente com o discurso machista, contemplando principalmente o público masculino no seu projeto enunciativo.