Práticas da oralidade na sala de aula: uma intervenção pedagógica com o gênero discursivo seminário escolar
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.89-108Resumen
A partir de pressupostos teóricos oriundos dos Estudos Linguísticos e da teoria dos gêneros do discurso em perspectiva bakhtiniana, neste trabalho apresentamos uma análise comparativa do desempenho de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior da Bahia, na execução do gênero discursivo seminário escolar. A partir de um diagnóstico inicial das habilidades prévias dos alunos, elaboramos uma sequência didática que se constituiu em uma proposta de intervenção pedagógica, em que foi possível comparar a produção inicial com a produção final dos discentes quanto aos aspectos extralinguísticos, linguísticos, paralinguísticos e cinésicos do seminário escolar. O trabalho de pesquisa teve por objetivo catalogar e discutir sobre os conteúdos do seminário, a fim de possibilitar aos discentes melhora de desempenho na execução do gênero. Uma primeira versão deste trabalho foi apresentada na dissertação de Mestrado Profissional em Letras de um dos autores deste artigo, defendida no primeiro trimestre de 2019. Neste artigo, focamos somente o desempenho de um dos grupos em que a turma foi dividida, denominado de Equipe 3. As análises demonstram que houve progressos significativos, em especial quanto aos aspectos extralinguísticos, revelados igualmente pela mudança de atitudes e de posturas corporais na produção final do seminário. Assim, nossa conclusão é de que os gêneros discursivos orais, sobretudo os da instância pública, podem e devem ser ensinados e são passíveis de aprendizagens, desde que se ofereçam projetos pedagógicos condizentes com a natureza dos gêneros.