Trabalho e educação profissional e tecnológica: entrelaçamentos de saberes por meio da estratégia rodas de leitura
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.121-137Resumen
Esta pesquisa resultou de estudos sobre Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica e formação de leitores que culminou na realização de rodas de leitura das quais participaram alunos e professores do Instituto Federal de Sergipe (IFS), no Campus Aracaju. A pesquisa concretizou-se dentro de uma abordagem qualitativa: uma pesquisa participante na qual as rodas de leitura contaram com alunos, professores e pesquisadoras participando ativamente do ato de ler e de interpretar. Os objetivos foram construir uma prática de leitura que amalgamasse o valor do trabalho como formação humana; criar estratégias para contribuir com a formação de leitores críticos e possibilitar a integração dos saberes das disciplinas básicas e das técnicas que compõem os cursos do Ensino Médio Integrado do IFS. Entre as rodas de leitura, destacou-se, nesse artigo, a que tratou do livro A Guerra não tem rosto de mulher, de Svetlana Alexijevich. A pesquisa mostrou que é possível através da leitura e da interpretação de texto, realizadas coletivamente, aproximar os saberes das disciplinas básicas e das técnicas e, assim, constituir-se com uma prática integradora.