Envelhecimento, gênero e educação: desafios e reflexões em um programa de EJA

Autores/as

  • Kelly Maria Gomes Menezes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eliane Dayse Pontes Furtado Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2019.8.15.30-52

Resumen

O processo de envelhecimento da população é uma realidade brasileira e mundial, e que possui um contundente componente de gênero, haja vista o fenômeno de feminização da velhice. Embora a população velha, especialmente as mulheres, esteja vivendo mais, seu crescimento não é acompanhado de políticas públicas que garantam os seus direitos. Dentre esses, a educação emerge como um desafio no que tange ao seu direcionamento a mulheres na fase da velhice. Assim, o objetivo geral do estudo consistiu em analisar os significados que as mulheres velhas – participantes de um Programa de EJA em Fortaleza (CE) – atribuem à educação, para compreender se essa experiência influencia em suas vidas, na perspectiva de gênero. Para tanto, lançou-se mão da pesquisa qualitativa, com auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica, documental e de campo, além das seguintes técnicas para obtenção das informações: observação direta e entrevista não estruturada baseada no método História Oral Temática. Como campo da pesquisa, selecionou-se um Programa de EJA em uma Escola Municipal de Fortaleza, com a participação de cinco mulheres velhas alunas da EJA, cujas narrativas foram interpretadas à luz da Hermenêutica-Dialética. As percepções, sobre o retorno ou acesso pela primeira vez aos estudos, foram reunidas em três categorias empíricas: lazer/sociabilidade, cidadania/pertença, liberdade/autonomia. Dessa forma, os significados foram muito diversos, mas todos concorreram para a necessidade de ampliação de espaços educacionais para as mulheres, especialmente na velhice, onde possam reconhecer suas demandas singulares no decorrer de todas as fases de suas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-25

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo