Diários reflexivos: um instrumento relevante no processo de transformação e desenvolvimento profissional do docente

Autores/as

  • Flávia Luciana Campos Dutra Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG)
  • Patrícia Vasconcelos Almeida Universidade Federal de Lavras (UFLA)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2018.7.12.94-106

Resumen

No cotidiano da vida escolar, o docente enfrenta diversos problemas que transcendem o planejado, por isso é necessário formar profissionais conscientes de sua prática, críticos e reflexivos em prol de uma educação emancipadora. Sendo assim, este artigo tem como objetivo discutir sobre a relevância da prática reflexiva na formação docente e como os diários reflexivos podem contribuir para esse processo reflexivo, além de nortear o leitor na produção destes diários. Para a realização deste trabalho, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o que os autores discutem a respeito dessa prática reflexiva e como ela poderá ser concretizada por meio do diário. Esse instrumento mostra-se relevante para o processo de formação de professores numa perspectiva crítico-reflexiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-21

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo