Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2017.6.10.160-184Resumen
Para além da introdução de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino, é preciso repensar a escola e suas concepções. Este artigo discute a Educação 3.0 a partir de uma revisão de literatura e aponta o pensar complexo e transdisciplinar como base paradigmática para pensar uma educação outra, mais ampla, dinâmica e contextualizada, distinta do modelo individualista e transmissivo hegemônico. Trata-se de um estudo teórico realizado a partir da revisão de literatura disponível na internet e indexada no Google Acadêmico. Corrobora a urgência de transgredir fronteiras e reelaborar os modelos educacionais frente ao mundo contemporâneo. A complexidade e a transdisciplinaridade propõem mudanças profundas na educação. A Educação 3.0 aponta para uma escola crítica, adequada aos alunos atuais, incorporando tecnologias digitais e a formação para o trabalho. Trata-se de reconfigurar o sentido e os modos de ser da escola.