Algumas representações de educação física de alunos ingressantes e concluintes de um curso de licenciatura em Cuiabá – MT

Autores/as

  • Jorge Eto Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG - MT)
  • Fabiana Cristina de Lima Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Allan Kardec Benitez Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2014.3.4.127-138

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as representações de alunos ingressantes e concluintes sobre a formação de professores em Educação Física. Para a investigação utilizou-se como categoria de estudos o conceito de representação sob a ótica dos Estudos Culturais. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos pesquisados foram 35 alunos de licenciatura, de ambos os sexos, em uma instituição privada localizada em Cuiabá no estado de Mato Grosso, sendo que 22 alunos são ingressantes e 13 concluintes. Concluiu-se que os alunos ingressantes encontravam-se ainda com uma visão tecnicista (esportivista) e os concluintes ampliaram suas representações ao terem contato com os saberes acadêmicos apresentando uma visão difusa sobre a Educação Física. Por não perceber-se na análise uma postura crítica por parte dos alunos aos aspectos ligados à formação acadêmica, sugerem-se pesquisas em outras instituições para futuras comparações de resultados proporcionando um maior entendimento quanto as representações identitárias da Educação Física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-09

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo