A didatização do gênero textual “coluna de dúvidas de português”

Autores/as

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)
  • Lidiane Escaravaco Borges Rosa Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP/Cornélio Procópio)

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2013.2.3.110-127

Resumen

Este artigo faz parte de uma pesquisa de iniciação científica (IC) inserida no projeto “Gêneros textuais e mediações formativas: por uma didática do processo de construção da escrita” (UENP), coordenado pela Profa. Eliana Merlin D. de Barros. O projeto de IC tem por finalidade realizar a todas as etapas da transposição didática do gênero “coluna de dúvidas de português”. Para chegarmos ao nosso objetivo utilizamos as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo para o ensino de língua, com base nas leituras dos pesquisadores do Grupo de Genebra (Bronckart, Schneuwly, Dolz e outros) e de estudiosos brasileiros que adotaram essa concepção teórica de investigação. No primeiro ano construímos o modelo teórico do gênero com base no corpus formado por sete colunas “Não tropece na língua”, escritas pela professora Maria Tereza Queiroz e publicadas pela Folha de Londrina. Neste artigo, apresentamos a sinopse de uma sequência didática que tem esse gênero, não como objeto, mas como instrumento mediador do processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, assim como uma análise do seu processo de construção. Na nossa proposta os alunos formularão as questões, fazendo as vezes do internauta/leitor, e a professora de sala de aula as responderá oralmente e por escrito. O trabalho proposto além de desenvolver capacidades de linguagem em relação ao gênero em foco, possibilita a articulação com conteúdos relativos à normatização da língua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-10-06

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo