CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E AUTONOMIA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O 1º CICLO DE ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2023.12.23.84-110Palabras clave:
Instituto politécnico. Universidade. Ciclos de estudos. Educação anos iniciais.Resumen
O artigo discute a organização e a proposta dos cursos de formação de professores do ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Por meio de uma abordagem hermenêutica, analisa documentos legais e diretrizes nacionais portuguesas referentes à formação dos professores e os resultados de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores/coordenadores de duas universidades e dois institutos politécnicos portugueses. Conclui que o curso está organizado em habilidades e competências orientados por Bolonha, sem questionamentos em torno da mudança de paradigma. São apontadas dificuldades quanto à continuidade entre licenciatura e mestrado, diminuição do espaço de autonomia dos cursos, mas não em torno do enfoque das competências e habilidades.