PRODUÇÃO ESCRITA OU REDAÇÃO? UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.21.42-62Palabras clave:
Concepções de escrita. Teoria bakhtiniana. Gêneros do discurso. Produção escrita.Resumen
Neste artigo, refletimos sobre o ensino de produção escrita, no qual diferentes concepções de escrita estabeleceram-se durante anos nas escolas brasileiras em função das concepções de linguagem. Assim, buscamos apresentar as concepções de escrita: escrita com foco na língua, escrita como dom/inspiração divina, escrita como consequência e escrita como trabalho. Ao estudá-las, identificamos que a concepção de escrita como trabalho é a que mais está vinculada e relacionada ao viés dialógico dos teóricos do Círculo de Bakhtin, devido a sua forma de abordagem. Após esse passeio pelas concepções de escrita, mencionamos uma forma de abordagem da escrita, baseada na interação discursiva do Círculo de Bakhtin, que pode ser aplicada no contexto escolar, e concluímos que a produção escrita é a mais recomendada.