MULTILETRAMENTOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA:

UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/22386084.2022.11.22.323-336

Palabras clave:

Educação Superior Tecnológica; Multiletramentos; Educação Profissional.

Resumen

Na educação superior tecnológica, as diferentes formas de linguagem e comunicação contribuem para o efetivo processo de ensino e aprendizagem para a formação do tecnólogo. Fundamenta-se teoricamente em estudos sobre a educação profissional, a educação superior tecnológica no Brasil e multiletramentos. Neste artigo, objetiva-se apresentar um levantamento bibliométrico e analítico da produção científica acadêmica, no que diz respeito ao tema multiletramentos e o ensino superior tecnológico, abrangendo o período de 2010 a 2021, com a intenção de identificar a pertinência e a relevância dos multiletramentos nas práticas de ensino do professor de educação superior tecnológica. Este estudo possibilita afirmar que o termo multiletramentos é relevante para as práticas docentes nesta área.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luciana dos Santos Almeida, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestranda do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS; participa do Grupo de Pesquisa do CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; professora da Fatec Itapetininga e da Fatec Capão Bonito, São Paulo.

Carlos Alberto da Silva Junior, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Mestrando do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS; participa do Grupo de Pesquisa do CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; professor da Etec Doutor Celso Giglio.

Rosália M N Prados, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); fez pós-doutorado em Ciências de Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP); é líder do grupo de pesquisa, CNPq, Saberes e trabalho docente em Educação Profissional; é professora pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, da Unidade de Pós-Graduação e Pesquisa, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS).

Publicado

2022-12-13

Número

Sección

Artigos de fluxo contínuo